fit

Vai poder fazer gratuitamente o rastreio do cancro da mama em Setúbal

Esta iniciativa destina-se a mulheres dos 50 aos 69 anos e decorre até 16 de fevereiro de 2023.
A prevenção é fundamental.

Viver a experiência de receber o diagnóstico do cancro da mama é algo devastador, não só para o doente oncológico, como para quem o rodeia. Estima-se que em Portugal foram diagnosticados, em 2020, cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama e que 1.800 mulheres morreram com esta doença. O diagnóstico precoce é, por isso, fundamental para reduzir as hipóteses de mortalidade.

Com o objetivo de sensibilizar para a importância da deteção precoce desta patologia, a Liga Portuguesa Contra o Cancro está, desde 15 de novembro, a realizar rastreios gratuitos do cancro da mama no concelho de Setúbal. Esta iniciativa destina-se a mulheres dos 50 aos 69 anos e fica patente até 16 de fevereiro de 2023. 

O rastreio realiza-se de segunda a sexta-feira, das 9h20 às 13 horas e das 14 horas às 17h40, na unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que vai estar até 24 de novembro, quinta-feira, junto do Jardim da Bacalhoa 1, em Azeitão, e entre 25 de novembro e 16 de fevereiro junto do Centro de Vacinação Covid, no Cais 3, em Setúbal.

O rastreio é de base populacional, para mulheres assintomáticas com idades entre os 50 e os 69 anos, e realiza-se por convite, de dois em dois anos. As mulheres que já participaram no Programa de Rastreio de Cancro da Mama recebem uma convocatória, por carta, a cada dois anos, com a indicação da data, hora e local onde devem realizar a mamografia.

As pacientes que nunca participaram devem verificar se os seus dados de identificação, incluindo nome, morada, número de telefone e correio eletrónico, estão atualizados no centro de saúde no qual estão inscritas, para que lhes seja enviada a convocatória ou para serem contactadas no caso de esta ser devolvida.

Segundo orientações da LPCC, as mulheres com menos de 50 anos devem ser seguidas pelos seus médicos de família ou ginecologistas. As unidades móveis da LPCC possuem equipamentos digitais novos, que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico e uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma organização da sociedade civil com vários objetivos direcionados para a problemática oncológica. Nas atividades relativas à prevenção do cancro da mama, destaca-se, desde 1986, o Rastreio de Cancro da Mama iniciado na Região Centro do País e posteriormente alargado a todo o território nacional, que tem permitido o diagnóstico de centenas de cancros em fase inicial e, consequentemente, curáveis ou controláveis.

Patente até 16 de fevereiro de 2023.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA