fit

Setúbal vai ter uma unidade móvel de testes rápidos à Covid-19

Os rastreios gratuitos começam esta terça-feira, 20 de julho, em vários pontos do concelho. Saiba como vai funcionar o serviço.
O objetivo é aumentar a testagem da população.

Na passada quinta-feira, 15 de julho, Setúbal recuou para a lista de concelhos de risco muito elavado de infeção pela Covid-19. Com o aumento de número de casos positivos, a Câmara Municipal de Setúbal vai disponibilizar uma unidade móvel para a realização de testes rápidos à Covid-19.

O serviço começa a funcionar esta terça-feira, 20 de julho, no concelho de Setúbal, com o objetivo de aumentar a testagem massiva da população. Estes rastreios gratuitos, coordenados por elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, são realizados através de testes rápidos antigénio, certificados e fornecidos pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

O processo é simples e os interessados em realizar o teste só precisam de estar junto da unidade móvel, entre as 9 e as 13 horas e as 14 e as 18 horas. O veículo estará estacionado em diferentes locais do concelho de acordo com o calendário. O procedimento, entre admissão, testagem e resultado, demora cerca de 20 minutos.

Para isso, as pessoas devem levar o seu documento de identificação e indicar o número de utente do Serviço Nacional de Saúde. Antes do teste, é feito um registo e realizado um breve questionário relacionado com a doença, nomeadamente a presença de sintomas.

Os testes realizados permitem a emissão de um certificado de resultado negativo à Covid-19, necessário, por exemplo, para entrar em restaurantes ou unidades hoteleiras. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para casa e o resultado reportado à autoridade de saúde pública local.

Esta terça-feira, 20 de julho, a unidade móvel vai estar na Praça da República em Vila Nogueira de Azeitão, seguindo-se, a 21, já em Setúbal, a Avenida Rodrigues Manito, no cruzamento desta via com a Avenida de Moçambique. 

No dia 22, a unidade móvel regressa ao território azeitonense, desta vez à Travessa 29 de Dezembro, em Vendas. No dia seguinte, 23, volta a estar presente na cidade sadina, desta vez no Centro Comercial Alegro Setúbal.

A primeira semana desta iniciativa inclui ainda paragens, a 24, na placa central da Avenida Luísa Todi, perto do Mercado do Livramento, a 25, na Avenida José Mourinho, no jardim perto da Estacada do Carvão, e a 26, na Praça da Independência, na zona do Monte Belo.

A unidade móvel vai passar por vários zonas do concelho.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA