fit

Setúbal vai ter testes rápidos ao VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis

A testagem é voluntária, gratuita e confidencial. A ação decorre até ao próximo dia 29 de novembro, segunda-feira, no concelho.
A prevenção é essencial.

O município de Setúbal, em parceria com o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT), junta-se à Semana Europeia do Teste do VIH-Hepatites para sensibilizar a população para a importância da realização de testes de rasteio do VIH, hepatites virais e outras infeções sexualmente transmissíveis.

Até ao próximo dia 29 de novembro, segunda-feira, pode realizar um teste de despiste gratuito e anónimo. Para saber mais informações e marcar o seu teste deve contactar diretamente o GAT Setúbal através do email gat.setubal@nullgatportugal.org ou do número de telefone 910 990 777.

O VIH é o agente infecioso que causa a SIDA, capaz de atacar e destruir o sistema imunitário do nosso organismo, isto é, aniquila os mecanismos de defesa que nos protegem de doenças. No entanto, estar infetado com o vírus da imunodeficiência humana não é o mesmo que ter SIDA. As pessoas infetadas são seropositivas e podem ou não desenvolver a doença.

O diagnóstico precoce através da realização de rastreios é muito importante e pode determinar a eficácia do tratamento, ou seja, quanto mais cedo for diagnosticado, mais opções terapêuticas serão viáveis. Durante todo o ano de 2020 foram feitos menos 26 por cento dos testes na Europa em comparação com 2019.

Maria Eugénia Saraiva, presidente da direção da Liga Portuguesa Contra a SIDA, destacou que “através desta ação de proximidade, pretende-se que todas as pessoas tenham oportunidade de conhecer o seu estatuto serológico e assim contribuir para quebrar a cadeia de transmissão do VIH, hepatites, tuberculose e outras IST. Serão ainda distribuídos materiais informativos e preventivos (preservativos masculinos e femininos)”.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA