fit

Setúbal assinala Mês do Coração com várias atividades online

A iniciativa 7 Dias do Coração começa esta segunda-feira e vai até 28 de maio.
A prática de exercício físico é uma forma de prevenir doenças cardiovasculares.

Anualmente, morrem cerca de 35 mil pessoas por doenças cardiovasculares, que continuam a ser a principal causa de morte em Portugal. Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, pelo menos 80 por centro destas mortes prematuras poderiam ser evitadas, através da redução de comportamentos de risco, como o tabagismo, a má alimentação e a falta de exercício físico. 

Das 35 mil mortes por doenças cardiovasculares, calcula-se que 20 mil sejam por acidentes cerebrovasculares e mil por enfartes do miocárdio. Por isso, o melhor é apostar na prevenção das doenças cardiovasculares e nas campanhas de sensibilização da população.

É precisamente esse o tema de mais uma iniciativa do 7 Dias do Coração, que decorre de 26 de abril a 28 de maio, e assinala o mês do coração no concelho de Setúbal. Nesta edição, a população tem a oportunidade de tirar as suas dúvidas sobre vacinação contra a Covid-19, alimentação saudável, prática de exercício físico em teletrabalho, colesterol, tabagismo, angina de peito e enfarte agudo do miocárdio.

Nas próximas semanas vão ser partilhados alguns vídeos pré-gravados em vários equipamentos do concelho na página de Facebook do município de Setúbal. O evento online 7 Dias do Coração começa esta segunda-feira, 26 de abril, com os médicos José Poças e Maria Lima, do Serviço de Infeciologia do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), a abordarem questões relacionadas com a vacinação contra a Covid-19, no Centro de Vacinação de Setúbal, a funcionar no Cais 3 do Porto de Setúbal.

A 1 de maio, sábado, é transmitido o vídeo “Faça uma Alimentação Saudável”, filmado no interior do Mercado do Livramento, com a participação do nutricionista Nuno Nunes. “Teletrabalho em movimento – Pausas Ativas”, gravado no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação I do Hospital de São Bernardo, com o envolvimento da psicóloga Emília Lucas e a fisioterapeuta Helena Murta, é exibido a 7 de maio, sexta-feira.

No dia 14, sexta-feira, o 7 Dias do Coração lança “Eu tenho colesterol elevado desde criança!”, com Tânia Afeto, utente do Centro Hospitalar de Setúbal, a dar o próprio testemunho numa pré-gravação realizada junto do mural Fauna Marítima do Rio Sado, na Avenida Luísa Todi.

“Sintomas de angina de peito e cuidados a ter”, a 19 de maio (quarta-feira), com o contributo de Ilídio Rosa, utente do Serviço de Cardiologia do CHS, em gravação feita na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, e “Exercício físico na reabilitação cardíaca”, a 21 (sexta-feira), em que participa a fisiologista Vanessa Santos, a docente Helena Santa-Clara e utentes do programa comunitário de reabilitação cardíaca da Faculdade de Motricidade Humana são outros dos vídeos transmitidos.

Um dos utentes deste programa de reabilitação, o capitão-de-guerra-e-mar José Moura, antigo presidente do Comité Olímpico de Portugal, participa no 7 Dias do Coração, especificamente no vídeo “Eu tive um enfarte do miocárdio e continuo a fazer atividade física regularmente”.

A 28 de maio, sexta-feira, a médica Vera Clérigo, do Serviço de Pneumologia do CHS e o paciente José Góis, ex-fumador, participam no vídeo “Eu deixei de fumar!” gravado no Forte de São Filipe. O programa 7 Dias do Coração tem como objetivo sensibilizar a população para a adoção de estilos de vida saudáveis, nomeadamente a prática regular de exercício físico e a diversificação alimentar.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA