fit

Será que quando estamos de olhos fechados conseguimos mesmo descansar?

Não é o mesmo que dormir, mas o relaxamento traz benefícios para o seu cérebro e corpo.
Revigorante.

Se está deitado na cama sem conseguir dormir, alguns especialistas recomendam que use a técnica da psicologia inversa, dizendo a si próprio que não está cansado. Desta forma, é provável que tenha mais sorte ao adormecer, especialmente se tiver insónias. Mas se esta dica não funcionar, o melhor será deixar de se deitar na cama quando não são horas de dormir. Explicamos-lhe o porquê. 

“O cérebro humano é uma máquina de reconhecimento de padrões”, diz Michael Grandner, diretor do Programa de Investigação sobre Sono e Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona. “A sua cama deve criar uma resposta de sono, para que, ao entrar na cama, o seu cérebro saiba que vai adormecer em breve”. Ou seja, quanto mais tempo passar acordado na cama, mais dificuldade vai ter em adormecer.

Além disto, o stress que cria quando está a tentar adormecer e não consegue, também dificulta ainda mais o processo. O melhor neste caso será fazer uma outra atividade, fora da cama, até que se sinta sonolento. No entanto, isto suscita a questão: deitar-se na cama com os olhos fechados é útil? A resposta é sim.

Este método pode ser usado para conseguir adormecer de forma mais rápida e tranquila, assim que aprenda a fechar os olhos e relaxar durante alguns minutos. No entanto, se não consegue abstrair-se da realidade e está a pensar em tudo o que tem para fazer no dia seguinte, o melhor será levantar-se da cama e apenas voltar quando estiver num estado mais calmo. Assim, não associa o seu sítio de descanso ao estado de stress e ansiedade.

Na maioria dos casos, fechar os olhos durante 15 ou 20 minutos pode ajudá-lo melhorar a sua saúde do sono. Será quase como fazer uma sesta, sem ter de se preocupar em adormecer. Mas se tem medo que isto aconteça, há um truque: ponha um alarme de cinco minutos e, assim que conseguir descansar sem pensar no alarme, aumente o alarme para dez minutos. Eventualmente vai conseguir fazer uma sesta revigorante, sem se preocupar em adormecer.

Contudo, fechar os olhos durante alguns minutos não é o mesmo que uma boa noite de sono. Mas há muito que se pode aprender descansando de olhos fechados. Por exemplo, vai estar a aprender a relaxar, que é uma etapa importante antes de uma boa noite de sono.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA