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Sabe por que deve comer espinafres? Ajudam a ter um cabelo bonito (e a perder peso)

Este vegetal de folha escura é um poderoso aliado da nossa saúde e deve passar a fazer parte da sua alimentação diária.
Este vegetal pode melhorar o aspecto dos fios de cabelo.

Muitas vezes procuramos nas redes sociais a solução para emagrecer, melhorar a saúde, perder gordura abdominal ou até ter um cabelo mais bonito. Acabamos por esquecer os produtos naturais e saudáveis que fazem tudo isto (e muito mais) que temos mais à mão — como os espinafres, por exemplo.

Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, por serem ricos em fibra, com baixo teor de hidratos de carbono e conterem poucas calorias, são bons aliados numa dieta. “Os vegetais de folha verde escura, como kale, espinafres, agrião, chicória ou rúcula, não acrescentam muitas calorias ao prato mas dão saciedade”, explica à NiT a especialista.

Os espinafres são também úteis no processo de emagrecimento devido porque têm uma boa quantidade de fibra solúvel, o que ajuda na digestão e mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis. “Além disso, ajudam a regular o trânsito intestinal e prolongam a sensação de saciedade”, afirma a especialista em nutrição. Cientificamente, já se comprovou que dez gramas da ingestão de fibra solúvel diminuem a gordura visceral em 3,7 por cento.

De acordo com a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, a proteína também pode ajudar na perda de gordura abdominal, uma vez que provoca uma sensação de saciedade e ajuda a acelerar o metabolismo. E, adivinhe: a quantidade deste macro nutriente presente nos espinafres é bastante superior quando comparada com outros vegetais.

Os seus benefícios não se resumem ao processo de perda de peso. Esta verdura é rica em sais minerais, como fósforo, ferro (sendo importante no combate à anemia) e cálcio. Por isso mesmo, os espinafres ajudam também a manter a saúde da pele, a imunidade do organismo, são ótimos para os ossos e ajudam a  regular a pressão arterial. Contêm ainda luteína e xanteína, que protegem a saúde dos olhos. “Já os antioxidantes protegem o organismo dos danos causados pelos radicais livres, substâncias associadas ao desenvolvimento de cancro e de outras doenças”, diz a nutricionista.

Estes vegetais de folha escura, por serem ricos em vitamina A, ferro e ácido fólico, podem ajudar a ter um cabelo mais forte e bonito. É que estes nutrientes são importantes para a manutenção das células sanguíneas, o que contribui para a irrigação dos tecidos e transporte de oxigénio à pele e ao couro cabeludo. Lembre-se disto antes de colocar os espinafres de lado no prato.

E, se é uma daquelas pessoas que considera que os vegetais só se comem cozidos, em saladas ou passados na sopa, mude de ideias. Pode incluir estas folhas em sumos, bolos e outros pratos mais complexos.

Carregue na galeria para descobrir estas e outras seis receitas saudáveis (e deliciosas) com espinafres.

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