fit

Rio Sado volta a receber prova da elite mundial de natação de águas abertas

A etapa portuguesa da World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2024 regressa a 12 de outubro, ao Parque Urbano de Albarquel.
Tem sempre dezenas de espectadores.

Não é novidade que a Serra da Arrábida acolhe todos os turistas em época balnear, os amantes da natureza, os adeptos de corrida e visitantes que queiram apreciar a vista. E também não é surpresa que o rio Sado é palco de competições mundiais, com centenas de desportistas a mergulharem nas águas cristalinas da região e a provarem que temos uma das melhores baías do mundo.

A próxima competição mundial decorre a 12 de outubro, sábado, no Parque Urbano de Albarquel. Estamos a falar da etapa portuguesa da World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2024, com a elite mundial da natação das águas abertas a concorrer num circuito aquático, com uma distância de dez quilómetros.

O desafio, organizado pela World Aquatics em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a Federação Portuguesa de Natação, começa às 15 horas, com a prova masculina, sendo que a feminina arranca dez minutos depois. A prova setubalense conta com mais de meia centena de nadadores inscritos, incluindo medalhados olímpicos.

Os cinco galardoados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram os húngaros Kristof Rasovszky e David Betlehem, o alemão Oliver Klemet, a australiana Moesha Johson e a italiana Ginevra Taddeucci. O destaque merecido vai também para os atletas da seleção nacional de natação em águas abertas, como Angélica André, 12.ª classificada em Paris 2024, assim como Mafalda Rosa e Ricardo Santos, este último ainda em idade júnior.

No mesmo dia, decorrem na cidade duas provas abertas mass event nas distâncias de 500 metros, às 10h15, e de 1600 metros, às 10h45, com inscrições e regulamento já disponíveis no site. A World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2024, o circuito mundial da Taça Mundo de natação em águas abertas, teve início em março com a prova em Soma Bay, no Egito, a que se seguiu, em maio, a competição em Golfo Aranci, na Sardenha, Itália.

Depois de Setúbal, a competição de elite com um total de cinco etapas prossegue a 26 e 27 de outubro em Hong-Kong, região administrativa especial da China, terminando a 22 e 23 de novembro em Neom, na Arábia Saudita.

Já que estamos a falar da Serra da Arrábida e do Sado, carregue na galeria para conhecer nove trilhos incríveis que o vão levar a descobrir a região. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA