Subir ao Formosinho, o topo mais alto da cordilheira da Serra da Arrábida, a 501 metros de altitude, assinalados por um marco geodésico é uma das coisas que deve estar na bucket list de qualquer setubalense. E pode conseguir riscar esta experiência da lista este domingo, 5 de fevereiro. A Biotrails organiza um percurso do Formosinho que promete ser um itinerário bastante desafiante, com grau de dificuldade alta.
O ponto de encontro está marcado para as 9h15, em Casais da Serra, para se começar a caminhada às 9h30. São dez quilómetros com a duração prevista de cinco horas. Terá a oportunidade de contemplar, ao longe, o Castelo dos Mouros, uma fortificação da Idade do Bronze. Depois de vencer cerca de 400 metros de desnível, o grupo chega finalmente ao Alto do Formosinho, onde poderá aproveitar a vista. Não muito longe do trilho fica o Convento Velho da Arrábida. Mais à frente, já no final do percurso, o palácio D’el Carmen.
A inscrição para este trilho custa 10€ e deve ser feita no site oficial da Biotrails. Como este percurso é bastante exigente, leve roupa e calçado confortáveis, água, lanche e uma máquina fotográfica. Os detalhes do ponto de encontro serão enviados aos inscritos mais perto da data. E atenção: as inscrições são obrigatórias com o mínimo de 48 horas de antecedência.
A Biotrails — Trilhos de Biodiversidade é uma empresa com sede em Palmela que oferece várias experiências ao ar livre, como tours pela serra, caminhadas e atividades de birdwatching. Para conhecer a agenda da empresa prevista para os próximos meses, pode consultar o site da Biotrails.
Enquanto respira fundo e se prepara para este grande desafio, carregue na galeria para ficar a par de alguns exercícios que vão deixá-lo em forma para a prova.