E se um jogo de cartas pudesse ajudar os miúdos a libertarem-se das suas ansiedades? É precisamente este o objetivo do projeto criado por duas psicólogas setubalenses que foi apresentado na Feira do Livro de Lisboa a 4 de junho.
“Será Que Tenho Macaquinhos no Sótão?” é a criação de Júlia Vinhas e Beatriz Franco, psicólogas da clínia mentesInquietas. À New in Setúbal, confessam que sabiam exatamente o que pretendiam, isto é, apesar de se tratar de um “tema tão sensível”, poder lidar com ele “de forma lúdica e divertida”.
“A ansiedade invade as nossas vidas e assistimos a cada vez mais miúdos, jovens e adultos a viver em sofrimento porque sentem que nunca estão bem, vivem angustiados, sentem-se sozinhos, esquisitos ou diferentes. Neste jogo psicoeducamos”, dizem as psicólogas. Não querem apenas prevenir, mas também intervir.
Tudo foi pensado e criado “com muita dedicação e rigor”, além do conhecimento que tem de se ter para falar e explicar este assunto a quem o desconhece na teoria. “Advém de muita experiência clínica, mas também de evidência científica. Este jogo pode e deve ser utilizado em contexto familiar, escolar ou em contexto clínico”, explicam.
A ansiedade pode ser desencadeada por diversos motivos, que podem até ser desconhecidos, e que se retratam em “pensamentos, emoções ou sensações fisiológicas e comportamentos”. Há fatores que podem ser controlados, como o “comportamento” e outros que não, como por exemplo as “emoções, sensações” ou o próprio “futuro”.
“O uso de estratégias para controlar a sintomatologia ansiosa e o reforço do evitamento experiencial para diminuir ou eliminar pensamentos e sensações relacionados com a ansiedade dificulta a superação de situações mais complexas”, adianta o resumo do jogo.

O projeto foi criado pela mentesInquietas em parceria com a Ideias com História, uma editora que se dedica à “criação e edição de suportes pedagógicos lúdicos que apelam à sociabilidade e à partilha criativa da aquisição do conhecimento”. É dirigido a miúdos dos sete aos 12 anos e tem por objetivos “psicoeducar sobre o que realmente é a ansiedade, como se manifesta e ajudar os mais jovens a regular e aceitar a sua ansiedade”. Por enquanto, pode ser comprado online, no site da Ideias com História e tem o custo de 34,90€.
A clínica mentesInquietas abriu a 11 de fevereiro de 2022 e tem a missão de ser uma referência na psicoeducação e intervenção na saúde psicológica de todas as gerações, com as especialidades médicas de neuropediatria; pediatria geral; pediatria do desenvolvimento; psiquiatria da infância e da adolescência; psiquiatria de adultos; psicologia clínica; psicologia educacional; neuropsicologia; educação especial; psicomotricidade; terapia ocupacional; terapia da fala; terapia familiar; e nutrição.