Vem aí um desafio para os que não estão habituados a embarcar, literalmente, em novas aventuras e que vai fazer a vontade aos que nunca descansam. Esta atividade é dois em um: canoagem e caminhada no Parque Natural da Arrábida, no dia 24 de agosto, sábado.
“Desta vez vamos caminhar e pagaiar na bonita região de Setúbal, mais precisamente junto à costa e serra do lindíssimo Parque Natural da Arrábida. Iniciamos o nosso percurso a pé no Parque de Albarquel e caminhamos ao longo da costa, passando por várias praias, umas vezes calçados outras vezes de pés metidos na água fresca do oceano, se a maré o permitir. Vamos depois caminhar pela serra, com passagem pelo Forte de S. Filipe” é o convite da organização Caminhadas Smile.
A canoagem é feita com partida e chegada no Parque Urbano de Albarquel (PUA) e o passeio é realizado junto à costa, com passagem por várias pequenas praias e paragem numa delas para um mergulho. A canoagem tem a supervisão e apoio de instrutores e, se quer mesmo participar, apresse-se: as vagas são limitadas.
Ao participante, com ou sem experiência, é distribuído um caiaque de um ou dois lugares, um colete e pagaia. Leve roupa prática ou fato de banho, calçado impermeável e outro para caminhar, chapéu, protetor solar, água e uma muda de roupa para vestir após a atividade.
O local de encontro é às 9h30, no jardim e campo de jogos, no PUA. A caminhada começa às 9h45 e deve terminar por volta das 12h30. O percurso é circular, com cerca de cinco quilómetros, e nível de dificuldade entre médio e fácil. Depois de almoço — onde cada participante pode optar por levar comida ou ir a um restaurante —, às 14h30, começa o passeio de caiaque, com fim previsto para as 17 horas.
O preço é de 20€ por pessoa. Imediatamente após a inscrição, que deve fazer no site, recebe um email com os dados para pagamento, que deve efetuar logo de seguida para garantir a sua reserva. No valor, está incluída a caminhada, a canoagem com monitor, os elementos para estar em segurança, o seguro e guia.
A empresa de Animação Turística e Agência de Viagens é especialista na criação de eventos envolvidos na natureza, como caminhadas em espaços naturais, longe das grandes urbanizações, passeios pedestres e culturais, e atividades de aventura e ecoturismo. “Damos a conhecer os recantos paradisíacos do nosso País e as paisagens nativas das maravilhosas ilhas dos Açores e da Madeira e Porto Santo”, bem como “experiências enriquecedoras que incluem caminhadas em locais históricos, passeios culturais e imersão nas tradições locais”, afirmam.
Já que estamos a falar de passeios, carregue na galeria e descubra os sítios com a melhor paisagem para ver a cidade.