fit

Pickleball chegou a Setúbal e traz sessões abertas para experimentar este desporto

A próxima é já este domingo, 22 de janeiro, no campo de ténis do Hotel Clube de Azeitão.
Experimente esta nova modalidade.

Se ainda não ouviu falar de pickleball, não é uma grande surpresa já que é um desporto relativamente novo em Portugal. É uma modalidade que combina muitos elementos de ténis, badminton e ténis de mesa. Pode ser jogado em ambientes fechados ou ao ar livre em campos do tamanho de badminton e com uma rede de ténis ligeiramente modificada.

É jogado com uma raquete e uma bola de plástico perfurada, em duplas ou singulares, e pode ser apreciado por todas as idades e níveis de habilidade. O pickleball foi criado nos Estados Unidos da América por Joel Pritchard, Bill Bell e Barney McCallum. Os três tiveram a ideia de irem jogar para um campo de badminton que tinham no quintal com umas raquetes de pingue-pongue e umas bolas de plástico. Passados cerca de dois anos foi criado o primeiro campo de pickleball e, em 1967, o desporto foi oficializado.

Agora, o que provavelmente não sabia é que esta modalidade já chegou à cidade do Sado. Foi no final de outubro do ano passado que Artur Santos e Ana Cabaço, um casal setubalense a viver em Azeitão, decidiram criar um grupo no Facebook com o objetivo de encontrar outros jogadores na região e ir partilhando informações relevantes acerca da evolução deste desporto no nosso distrito. Após alguns meses de pesquisas de locais onde jogar e experiências em outras localidades, decidiram em janeiro deste ano basear a sua atividade em Azeitão, aproveitando as ótimas condições do campo de ténis do Hotel Clube de Azeitão.

Semanalmente, e durante duas horas, reúnem-se para jogar e conviver com jogadores de todos os níveis de experiência e idades, adaptando as marcações dos campos de ténis à prática do pickleball. Se anda à procura de um novo hobby, porque não aceitar este desafio? Para isso, tome nota das próximas sessões. Serão sempre às 15 horas.

A próxima é já este domingo, 22 de janeiro. A segunda será também ainda este mês, a 28, sábado. Em fevereiro serão nos dias 5, domingo, e 11, sábado. Todos os participantes comparticipam o custo de aluguer dos campos de ténis por duas horas. Em média, o valor é de 5€ por pessoa.

Com o objetivo de divulgar a modalidade, através da sua prática regular, e recrutar novos jogadores, as inscrições para as sessões são efetuadas através dos eventos publicados no grupo de Facebook ou WhatsApp (935 521 107). Todo o material necessário (raquetes e bolas) é providenciado aos novos praticantes. Estas sessões, que podem ser praticadas a partir dos 15/16 anos, começam com um warm-up e integração dos iniciantes. Depois desse período, começam os jogos.

Se está nervoso por começar algo novo, fique descansado. Segundo o casal, “habitualmente, os praticantes de ténis e padel conseguem integrar-se facilmente nos movimentos e regras do pickleball”, acrescentado que “cada jogador precisará de uma raquete de pickleball, que é menor que uma raquete de ténis, mas maior que uma raquete de ténis de mesa.O serviço é sempre feito por baixo e o objetivo é fazer 11 pontos.”

Porém, é necessário alcançar uma vantagem de dois para declarar vitória, pelo que o jogo pode sempre ser prolongado. O campo é retangular e tem cerca de um terço do tamanho do campo de ténis e, ao contrário do padel, não há paredes a delimitar o espaço. Tanto as raquetes como as bolas são mais leves que as do ténis ou padel, o que permite uma maior mobilidade e destreza.

Se ainda não ficou esclarecido sobre esta modalidade, percorra a galeria para ficar a par de todos os detalhes.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Urbanização do Bom Pastor
    2925-483  Azeitão
  • HORÁRIO
  • Sábado e domingo das 15h às 17h

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA