Who run the world… girls. Não é uma música da Beyoncé mas podia ser, porque neste evento as protagonistas são mesmo as mulheres. Está a chegar à cidade o primeiro Setúbal Ladies Open, torneio do circuito mundial feminino da Federação Internacional de Ténis, de 4 a 11 de junho.
Esta iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, decorre no Clube de Ténis de Setúbal. O primeiro passo é a qualificação, que começa dia 4 de junho, passando-se depois para o quadro principal, previsto começar a 6. O torneio é “dotado de 25 mil dólares para prémios monetários” que “pode ser disputado por um máximo de 88 tenistas”, informa a autarquia. As finais de pares e de singulares estão agendadas para 10 e 11 de junho, sábado e domingo, por volta das 15 horas e das 10h30, respetivamente.
A primeira cabeça de série é a neerlandesa Arianne Hartono, de 27 anos, que ocupa o 220.º lugar no ranking de singulares da WTA divulgado em 29 de maio, depois de ter conseguido a sua melhor posição na tabela mundial em 12 de setembro de 2022, quando foi número 156 do mundo. “Arianne Hartono, a jogadora número quatro dos Países Baixos, conquistou dois títulos internacionais de singulares, em 2018 e 2019, ambos no torneio de Jacarta, na Indonésia, dotado de 15 mil dólares em prémios e disputado em piso duro, tal como o Setúbal Ladies Open”, acrescenta o município.
Francisca Jorge, de 23 anos, é a número um portuguesa e a 286 a nível mundial, depois de em 22 de maio ter alcançado a sua melhor posição de sempre no ranking WTA, o 280.º lugar, é a única jogadora nacional para já com presença garantida no quadro principal, no qual figura como quarta cabeça de série. O melhor resultado ao longo do seu percurso foi o triunfo na edição de 2022 do torneio ITF de 25 mil dólares de Cantanhede, contando ainda com três triunfos no de Lousada, de 15 mil dólares, um em 2019 e dois em 2018.
Existem ainda quatro convites wild cards para o quadro principal por atribuir, a fase de qualificação conta com 14 portuguesas, incluindo as números dois e três de Portugal, Matilde Jorge — irmã de Francisca Jorge — e Inês Murta, que em 29 de maio figuravam nas 725.ª e 755.ª posições do ranking mundial, respetivamente. O Setúbal Ladies Open é organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal, com a colaboração da Federação Portuguesa de Ténis, da Câmara Municipal e da União das Freguesias de Setúbal, entre outros parceiros.
As novas propostas das marcas para os meses quentes já estão a chegar às lojas. Se gosta de treinar carregue na galeria para descobrir a coleção desportiva da Calzedonia.