Se é fã de caminhadas e gosta de fazê-las com guias ou até com pessoas com as quais ainda não teve qualquer tipo de contacto tem de apontar na agenda o fim de semana de 19 e 20 de novembro. Estão a chegar as caminhadas “Jardins de Vinhas” e “Na Crista do Risco”.
O primeiro percurso é o “Jardins de Vinhas” e terá guia. O encontro está marcado para as 9 horas, de dia 19 de novembro, no Fernando Pó. Apesar da hora marcada, o trajeto inicia-se às 9h10. Com duração de 3h30, o percurso de seis quilómetros é considerado fácil.
A caminhada leva-o através da paisagem vinícola de Palmela a uma das mais relevantes áreas vinícolas da região. A partida é da Adega Casa Ermelinda Freitas para aproveitar esta paisagem particular. Pelo meio encontrará núcleos de flora tipicamente mediterrânica e habitat para muitas aves que pode ouvir e observar, como a Trepadeira comum (Certhia brachydactyla), Trepadeira azul (Sitta europaea), Gaio (Garrulus glandarius), Chamariz (Serinus serinus), Pintassilgo (Carduelis carduelis), Verdilhão (Chloris chloris), Chapim-azul (Cyanistes caeruleus) e Chapim-real (Parus major), entre outras.
No final está prevista uma paragem na Adega Filipe Palhoça para repor energias com uma prova de vinho. O regresso faz-se em transfer, com uma última paragem na Adega Casa Ermelinda Freitas, para uma prova de moscatel e visita ao museu. O preço desta caminhada são 15€. A inscrição pode ser feita online e inclui seguro, provas e transfer.
Já na caminhada na “Crista do Risco” o ponto de encontro é em Azeitão, às 9h15, para se dar início às 9h30. O percurso tem a duração de cinco horas e é para os mais corajosos, uma vez que é de nível de dificuldade elevado. Num desnível acumulado de +379 m / -379 m, numa distância de dez quilómetros.
Como o nome sugere trata-se de um passeio pedestre ao topo da Serra do Risco. Um percurso de alguma exigência mas de grande beleza, onde nos deslumbraremos com a imponente falésia sobre o mar e toda a paisagem circundante. No topo, estará a cerca de 400 metros de altitude, conhecida como a escarpa calcária litoral mais alta da Europa.
Neste percurso é realçada a sensibilidade do ecossistema, especialmente pela necessidade de não perturbação dos poucos indivíduos da Águia de Bonelli que nidificam na região. Tem o custo de 10€ e o pagamento deve ser feito antecipadamente. O preço inclui acompanhamento de guia e seguro. O desafio é para maiores de 12 anos e deve levar reforço alimentar e água. Os bilhetes estão disponíveis online.
Quando finalizar qualquer uma das compras, receberá automaticamente um email intitulado “Alteração do estado da encomenda”, onde encontrará um link com a informação para o registo dos seus dados para efeitos de seguro. O registo é obrigatório bem como as inscrições com o mínimo de 48 horas de antecedência.
Os detalhes do ponto de encontro serão enviados aos inscritos perto da data. Se pretender mais informações pode ligar para o número de telemóvel 914 760 638 ou enviar um email para info@nullbiotrails.pt.
Se quiser começar a preparar-se, carregue na galeria para conhecer um treino de oito minutos que pode fazer — sem acessórios nem desculpas.