Não há dúvida de que uma das viagens gastronómicas mais famosas em todo mundo é até à cozinha de Itália. A cor, o sabor, a intensidade e o amor com que os italianos confecionam todos os pratos é uma inspiração até para os menos experientes. Estamos a falar de algumas receitas seculares, passadas de geração em geração, com segredos nunca desvendados e outras que, pela partilha de como é feita a confeção, deram origem a restaurantes que têm estrelas Michelin.
Pois bem, e se dissermos que não precisa de ir a nenhum restaurante, nem tão pouco procurar a origem de uma receita secreta, para fazer um prato digno de prémios? Pode acreditar, porque é verdade. Além das famosas pizzas e pastas de Itália, há um outro elemento gastronómico curioso: os gnocchi.
Para quem não sabe, este é um prato que, embora se acredite que tenha origem no Médio Oriente, se tornou popular na Itália. A receita original era feita à base de um mingau, com migalhas de pão e ovos, passando ainda pela confeção com semolina. No século XVI, começou a ser feita com batata e é essa a base do gnocchi mais usado atualmente.
Apesar de ser um alimento que tem ganho fama progressivamente e muito usado na cozinha europeia, a sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida leva complementos que tornam o prato ainda mais delicioso. É um gnocchi de ricota e espinafres com salada de quinoa e pesto de tomate seco — simples, nutritivo, fácil de fazer e muito rico em sabor e cor.
A ricota é uma espécie de queijo com um baixo teor de gordura, com alto valor proteico e é também uma enorme fonte de cálcio, tão importante no fortalecimento dos ossos e dos dentes. É ainda um aliado na obtenção de massa muscular. Os espinafres quase dispensam apresentações, já que são uma fonte de minerais, vitaminas e fibras e, por isso, ajudam a proteger a saúde cardiovascular. São ricos em antioxidantes e pouco calóricos.
A quinoa é outro alimento que tem sido cada vez mais usado na confeção de pratos. Foi cultivada pela primeira vez há mais de 5000 anos e é, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, o alimento mais completo do reino vegetal para consumo humano. É uma proteína rica em ferro, fósforo, zinco, cálcio, magnésio, e vitamina B2.
O pesto é um dos molhos mais famosos da Itália, com origem em Génova, feito à base de folhas de manjericão e pinhão e enriquece o sabor de qualquer prato. O tomate é, claro, fonte de potássio e ajuda a prevenir doenças cardíacas, alguns tipos de cancro e previne o envelhecimento. Se está curioso para experimentar este prato, saiba que a receita foi pensada para duas pessoas, mas pode sempre adaptar à necessidade.
Do que precisa
Para os gnocchi
— 400 gramas de ricota
— Meia chávena de queijo ralado
— Meia chávena de espinafres cozidos, bem escorridos e picados
— 1 ovo
— Meia chávena de farinha de aveia
— Sal
— Pimenta
Para a salada
— 100 gramas de quinoa
— 2 mãos cheias de salada
— 1 tomate médio
— Meio pepino
— 1 cebola roxa pequena
— 1 colher de sopa de azeitonas
Para o pesto de tomate seco
— 100 gramas de tomate seco
— 70 mililitros de azeite
— Raspa de um limão
— 1 mão cheia de folhas de manjericão fresco
— 1 colher de sopa de amêndoas
Como se faz
Coloque a quinoa num tacho com 200 mililitros de água. Coza em lume brando até que toda a água se evapore. Solte a quinoa com um garfo e deixe arrefecer por completo. De seguida, numa taça, misture todos os ingredientes para os gnocchi e forme bolinhas.
Coloque água e sal num tacho. Quando a água começar a ferver, adicione os gnocchi. Assim que eles começarem a subir à superfície da água, retire-os do lume e coloque-os num prato para arrefecerem um pouco. Num processador, coloque todos os ingredientes para o pesto e triture até obter uma pasta cremosa.
Numa saladeira, coloque a cebola roxa picada finamente, as azeitonas pretas picadas, o tomate e o pepino em cubos. Junte a quinoa e a mistura de salada e envolva tudo. Sirva com os gnocchi por cima, polvilhando com o pesto de tomate seco e está pronto.
Já que aqui está, fique a conhecer também várias opções de sobremesas saudáveis que pode fazer para acompanhar a refeição e recorde esta sopa que previne o envelhecimento apenas com quatro ingredientes.