A maior parte dos miúdos recusa-se a comer peixe — muitos nem sequer querem provar seja o que for que lhes pareça ter vindo do mar. Uma das formas de evitar uma birra certa, é apresentá-lo de forma diferente. Os filetes de pescada, normalmente, são recebidos de melhor forma: à primeira vista, não parecem ter espinhas. Esta é uma das estratégias que Rui Marques, autor do blogue “A Pitada do Pai”, utiliza com os dois mini chefs lá de casa.
“A minha receita de filetes de pescada com puré de ervilhas é super prática por que se fazem no forno e são ideais para dias atarefados, quando estamos sem ideias e com pouco tempo”, escreveu quando publicou o prato no Instagram.
Fácil e rápido, é uma forma de tirar vantagem dos vários benefícios associados à pescada. Além de ser “rica do ponto de vista nutricional” — “por 100 gramas de filete, o valor energético oscila entre as 115 e as 160 calorias, consoante seja cozido ou frito” —, distingue-se por constituir “uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico”.
Do que precisa
— 8 filetes de pescada
— 3 ovos
— 1⁄2 chávena aveia
— coentros ( a gosto)
— alho em pó
— 1 limão
— 1 fio azeite
— flor de sal q.b.
— pimenta q.b.
Puré de ervilhas
— 1 batata doce média
— 1 cenoura
— 100 gramas de ervilhas
— hortelã (a gosto)
— um fio azeite
Como se faz
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, coloque os filetes de pescada e tempere com flor de sal, pimenta e limão. Num robô de cozinha ou liquidificador coloque o alho, a aveia, os coentros, um fio de azeite e triture tudo. Coloque os ovos numa taça e bata-os. Passe o peixe pelos ovos batidos e depois pelo preparado de aveia e coentros. Leve ao forno acerca de 20 a 25 minutos.
Para preparar o puré de ervilhas, coloque a batata doce, a cenoura e as ervilhas num tacho e cubra com água. Deixe cozer. No final, adicione um fio de azeite e umas folhas de hortelã. Triture até obter a consistência desejada.
Carregue na galeria e descubra outras receitas que os miúdos vão adorar — e são rápidas de preparar.