fit

Os douradinhos de salmão caseiros que vão fazer os miúdos gostar de peixe

É uma receita que todos podem fazer — até os mais desajeitados. A sugestão é da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.
É aconchegante.

Muitas vezes, o grande segredo por detrás das receitas mais famosas do mundo está guardado a sete chaves. Esse mistério nem sempre está nos ingredientes usados, mas na forma como o prato é confecionado e na paixão com que é feito. Afinal, quando colocamos amor e dedicação no que fazemos, não pode correr mal e as coisas mais simples são as que trazem maiores recordações.

Podemos falar de uma receita muito prática e que, com certeza, todos já provaram: douradinhos com arroz de tomate. Este prato traz memórias de infância, fazendo recuar até à altura em que os avós cozinhavam para os netos os petiscos que tanto adoram. Nesta sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida vamos dar-lhe a provar douradinhos de salmão totalmente feitos por si, com arroz de tomate a acompanhar.  

O salmão é, por si só, uma fonte de ómega 3, que vai ajudar na redução do colesterol e na pressão arterial. Tem uma forte ação antioxidante, devido à presença de vitamina, é um bom aliado da saúde dos dentes e dos ossos por ser fonte de fósforo e combate a fadiga e o cansaço porque, tal como o atum, tem vitamina B12. Ajuda ainda na perda de peso. O arroz é um cereal rico em carbohidratos e, por isso, é ótimo para dar energia ao organismo, sem esquecer o tomate, tão importante para a proteção cardiovascular e de prevenção de certos tipos de cancro.

Além desta ser uma receita prática saudável, e fácil de fazer, é um prato muito útil para levar numa marmita e comer no trabalho. Basta aquecer e comer. A receita apresentada dá para duas doses, mas pode sempre adaptar à necessidade. Para acompanhar, não se esqueça da salada, tão importante para a nossa saúde.

Do que precisa

— 2 mãos cheias de salada

— 1 colher de chá de azeite

— 1 colher de chá de vinagre balsâmico

Para os douradinhos

— 1 lombo de salmão

— 1 ovo  

— 4 colheres de sopa de corn flakes

— Sal q.b

Para o arroz de tomate

— 100 gramas de arroz agulha

— 1 cebola pequena

— 2 tomates maduros

— 1 dente de alho

— Sal q.b

— 1 colher de sobremesa de azeite

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Triture os corn flakes para ficarem mais pequenos e coloque-os numa taça com sal. De seguida, bata um ovo e coloque-o num prato de sopa. Corte os lombos de salmão em tiras, passe-os pelo ovo, cobrindo por completo a superfície, e depois pelos corn flakes. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve os douradinhos ao forno durante 20 minutos, aproximadamente.

Entretanto prepare o arroz. Num tacho, coloque o azeite e uma cebola picada finamente. Cozinhe até começar a dourar. Junte, depois, o dente de alho, os tomates picadinhos, o arroz e o sal. Cubra com 300 mililitros de água e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 15-18 minutos, até ficar malandrinho. Sirva os douradinhos com o arroz de tomate e a salada alfacinha temperada com azeite e vinagre balsâmico.

A prevenção é o segredo. Carregue na galeria para conhecer receitas detox, de sopa e sumos saudáveis, que o ajudam a sentir-se bem e a prevenir doenças futuras. Recorde também o artigo sobre a sopa que previne o envelhecimento.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA