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Os donuts de mirtilo irresistíveis (e saudáveis) que vão ser devorados num instante

A sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida é feita com ingredientes saudáveis, mas saborosos. Todos vão gostar.
Não vai comer só um.

Não vale a pena mentir e dizer que consegue resistir aos donuts. Com ou sem cobertura, mais ou menos doces, com adição ou não de recheio, este pequeno bolo em forma de rosca podia ser considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo. Ainda que hoje existam milhões de combinações, a história concreta da origem do donut não é certa.

Acredita-se que tenha sido levada para os Estados Unidos da América por neerlandeses, durante o século XIV. Nessa altura, fizeram sucesso porque eram baratos e saciavam, além de serem um bom acompanhamento para beber com o café. O processo de industrialização foi progressivo e a marca Krispy Kreme foi a primeira grande empresa do mundo a vender em massa os donuts, em 1937.

Hoje, é das apostas que mais funcionam em todo o mundo e a melhor parte é que pode até confecioná-la em casa. A sugestão de donuts vegan com cobertura de mirtilo da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida é daqueles pratos que, assim que estão terminados, desaparecem, por serem tão irresistíveis. O aspeto é delicioso e o sabor convence até os mais céticos.

Para quem não sabe, o mirtilo tem inúmeros benefícios, como a diminuição da tensão arterial, a proteção contra doenças cardíacas, a prevenção do cancro, além do regulamento do colesterol e do intestino. Para complementar, é rico em antioxidantes, água e nutrientes e tem poucas calorias, podendo ser incluído na dieta para emagrecer. A receita é para cerca de 20 donuts.

Do que precisa

— 180 mililitros de água morna

— 50 gramas de açúcar de coco

—  4,6 gramas de fermento de padeiro em pó

—  1 ovo de linhaça (1 colher de sopa de sementes de linhaça, mais 2,5 colheres de sopa de água)

—  120 mililitros de leitelho vegan (combine 1 colher de sopa de vinagre de sidra com 120 mililitros de leite de soja)

—  60 gramas de óleo de coco derretido

—  Meia colher de chá de sal

—  2 colheres de chá de extrato de baunilha

—  450-500 gramas de farinha de trigo T55

—  30 mililitros de leite de soja

Cobertura de Mirtilo

—  50 gramas de mirtilos

—  2-3 colheres de sopa de leite de amêndoa

—  150 gramas de açúcar em pó

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 100 graus. Disponha dois tabuleiros com papel vegetal. Reserve. Prepare o ovo de linhaça começando por triturar as sementes de linhaça até obter uma farinha. Junte a água, mexa e deixe repousar por dez minutos até obter uma mistura gelatinosa. Numa taça grande, usando um robot, misture a água morna, o açúcar de coco e o fermento de padeiro e mexa para homogeneizar. Deixe descansar por cerca de dez minutos até que comece a ganhar espuma na superfície.

Adicione o ovo de linhaça, o leitelho vegan, o óleo de coco derretido, o sal e a baunilha e misture. Se estiver a usar um robot de cozinha, coloque um gancho de massa. Adicione 450 gramas de farinha e mexa em velocidade média-baixa até a massa ficar completamente unida. A massa deve estar um pouco pegajosa ao toque, mas não deve agarrar na taça. Se estiver a agarrar nas laterais da taça, vá acrescentando uma colher de sopa de farinha de cada vez, misturando em velocidade baixa até chegar a este ponto.

De seguida, aumente para velocidade média e amasse durante cerca de cinco minutos. Transfira a massa dos donuts para uma taça levemente untada (pincele com óleo de coco ou azeite). Desligue o forno pré-aquecido e coloque a taça no forno por cerca de 15 minutos (isto irá permitir que a massa cresça mais rapidamente). Deixe a porta do forno entreaberta com a ajuda de uma colher de pau. Retire a taça do forno e pré-aqueça novamente a 100 graus.

Com um rolo levemente enfarinhado, enrole a massa num retângulo de 1,5 centímetros de espessura, e de seguida, corte círculos com um cortador de biscoitos de três centímetros de diâmetro. Coloque-os nos dois tabuleiros com papel vegetal. Com um cortador de biscoitos mais pequeno, faça um buraco no centro da massa do donut. Com a massa que sobrar, reforme uma bola e estenda-a novamente da mesma maneira para cortar novos círculos.

Desligue o forno pré-aquecido e coloque os dois tabuleiros no forno por cerca de 30 minutos até os donuts crescerem e incharem levemente. Deixe a porta do forno entreaberta. Retire os tabuleiros do forno e pré-aqueça a 190 graus. Pincele levemente com leite de soja. Leve um tabuleiro de cada vez ao forno por cerca de 15-20 minutos ou até dourar.

Deixe arrefecer por cerca de cinco minutos, e de seguida, pincele os donuts levemente com azeite. Enquanto os donuts arrefecem, prepare a cobertura de mirtilo: coloque os mirtilos num tacho pequeno e leve a lume médio-baixo durante cerca de cinco a oito minutos. Vá mexendo regularmente para não pegar ao tacho. Retire do lume e triture com uma varinha mágica.

Coe para dentro de uma taça. Adicione a mistura dos mirtilos ao açúcar em pó e ao leite de amêndoa e mexa até obter um glacê. Mergulhe um dos lados do donut na cobertura e coloque sobre uma grelha até a cobertura solidificar até servir.

Já que aqui está, recorde também o artigo sobre como fazer ovos mexidos à moda do chef Anthony Bourdain. Carregue na galeria para descobrir algumas receitas deliciosas com ovos.

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