fit

O treino de 8 minutos para fazer durante as férias — sem acessórios nem desculpas

Pode fazer os exercícios em casa, na rua ou na praia. O importante é mexer-se e evitar o sedentarismo nos dias sem rotinas.
Basta por uma música e aproveitar.

As férias servem para esquecer a rotina, relaxar, mas também podem ser a altura ideal para cuidar mais de si. Ir à praia, apanhar sol e passar bons momento com familiares e amigos podem realmente ajudar a repor os níveis de energia e bem-estar. Nos dias em que o trabalho fica para trás tem também mais tempo para outras atividades que nem sempre cabem na agenda.

O exercício físico é muitas vezes o sacrificado ao longo do ano, mas nas férias isso pode mudar. Pode, por exemplo, reservar uma parte do dia, logo de manhã ou ao final da tarde para treinar. Basta ter o smartphone à mão, munir-se de motivação e procurar treinos pode fazer online e que podem ser a ajuda que faltava para manter a boa forma ou começar a recuperá-la. Se não sabe por onde começar, o personal trainer Dinis Silva do Fittejo preparou uma série de exercícios que pode fazer em casa ou até na praia.

“A ideia foi preparar um treino curto de 8 minutos, guiado ao som de música animada que ajudará qualquer um a estar motivado”. Não há desculpas para não experimentar: não é preciso qualquer material e os exercícios são conhecidos de todos. É tão fácil que pode até chamar os miúdos para participarem e assim manter toda a família a mexer-se.

Como nas férias não há rotinas, pode treinar quando quiser, mas deve evitar as horas de maior calor, sobretudo ao ar livre. Deve também beber água regularmente, como lembra o profissional: “Devemos manter-nos hidratados e procurar uma sombra ou então um espaço em casa para realizar os movimentos evitando qualquer indisposição”.

A sugestão de Dinis Silva é uma dos famosas sequências Tabata. “Este tipo de treino tem como objetivo realizar o máximo de repetições em 20 segundos, com um descanso de 10 segundos intervalado”. Outra característica é que todas os temas utilizados têm uma duração de quatro minutos, o que significa que cada treino dura menos de cinco minutos. Os exercícios devem ser feitos em cada um dos tempos da canção e depois repetir na segunda volta da música.

O PT deixa uma sugestão para melhorar a performance: contar as repetições da primeira volta e tentar melhorar na segunda. Neste caso, o treino dura oito minutos acompanhado por duas músicas super animadas. Dinis Silva recomenda os temas “Survivor (Tabata)” e “Rocky (Tabata)”.

Carregue na galeria para descobrir como fazer os exercícios desta sequência.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA