fit

O super treino de Idris Elba para estar nesta forma aos 49 anos

O ator britânico é uma das estrelas da nova versão do filme "O Esquadrão Suicida". A vida saudável é uma espécie de obsessão.
Uma forma física invejável.

O ator britânico Idris Elba já interpretou dezenas de personagens ao longo da sua carreira, sendo especialmente conhecido pelos seus papéis na série “The Wire”, “Luther” e, claro, nos filmes da saga Thor. Mas, durante este mês de agosto, regressou ao cinema com “O Esquadrão Suicida”.

Além do reconhecimento como ator, Elba costuma ser elogiado pela forma física. Sobretudo para um homem que está a menos de um mês de completar 49 anos. Já foi capa da revista “Men’s Health” americana, em 2015. E em 2018 a revista “People” atribuiu-lhe o prémio de homem mais sexy do mundo. A obsessão de Idris Elba por um estilo de vida saudável é tão grande que para parecer um verdadeiro super-herói durante as gravações de “Suicide Squad”, não precisou sequer de alterar o plano de treinos e a rotina alimentar que já estava a seguir.

O ator tenta treinar todos os dias, não interessa o lugar onde está ou quão ocupada é a sua agenda. Tudo começa com um exercício que parece simples, mas na verdade é bastante intenso: saltar durante dez minutos seguidos.

Depois, durante a semana, vai alternando os treinos. Por vezes, faz 45 minutos de corrida; noutros dias, prefere nadar. Seguem-se, obrigatoriamente, os treinos pesados. Como os exercícios de tríceps e abdominais com 15 repetições em três séries, levantamento de halteres em três séries com 10 repetições e um minuto de prancha e elevações de perna em cinco séries com 25 repetições.

Se já está impressionado, saiba que ele repete ainda 100 vezes os seguintes exercícios todos os dias: flexões, pull-ups, movimentos alternados com as pernas e agachamentos.

Idris Elba adora treinos que envolvam todos os músculos do corpo. Por isso mesmo, há mais de uma década que se dedica ao kickboxing e também ao shadowboxing, o que, neste caso, até dá para treinar sozinho. 

Numa entrevista à “Men’s Health”, em 2018, explicou o seu objetivo final não é ficar tonificado ou conseguir correr vários quilómetros sem parar, é estar pronto para combater cinco rounds seguidos e mesmo assim, se cair, ter força para se erguer de novo. 

Elba revelou uma dica de workout super eficaz: fazer 15 burpees, puxando o corpo lentamente para cima e finalizando com um salto em estrela. Uma metodologia de treino que o acompanha desde a adolescência. Elba jogou basquetebol, futebol e râguebi quando ainda era estudante. 

Ao contrário do treino, o ator britânico que tem o sonho de ser James Bond não seguem uma alimentação demasiado rigorosa. Aliás, até costuma comer hidratos de carbono e outros nutrientes que habitualmente não entram nas dietas — mas, neste caso, são fontes de energia.

Tudo começa ao pequeno-almoço. Idris Elba costuma comer ovos, cereais e torradas. Nas refeições seguintes, prioriza o arroz integral, frango, legumes, salada e quinoa. Um plus são, claramente, os suplementos de vitaminas e smoothies de proteína.

Mas, aconteça o que acontecer, ele não abdica dos guilty pleasures, como os doces e as sobremesas calóricas. Elba admite até que é louco pelas barras de nougat com caramelo. Ainda assim, tenta ao máximo manter-se afastado da cerveja.

Leia a crítica da NiT ao novo “O Esquadrão Suicida” e leia a entrevista com a portuguesa Daniela Melchior, que interpreta Ratcatcher 2 na história (e está a ser muito elogiada em todo o mundo).

Sempre foi fã de kickboxing.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA