É mais fácil convencer os miúdos a fazer desporto do que a nós, adultos. Todas as desculpas parecem perfeitas para sair de casa, saltar, correr, brincar e estar com os amigos. Se juntarmos a isso um programa de escalada, algo que foge à típica prática do futebol ou natação, então a proposta torna-se irrecusável.
Durante as férias da Páscoa, o IN WALL — Climbing Center está a receber os mais novos que queiram experimentar fazer escalada, num spot no centro da cidade, durante uma manhã. Estamos a falar de muitos jogos, brincadeiras, lanche e almoço, além, claro, do desafio de aprender a escalar a parede, com todas as condições de segurança. As idades para participar na atividade são entre os dez e os 15 anos.
Os preços são desde 30€ por dia. As datas disponíveis são 29 de março, 2 e 5 de abril, das 10 às 14 horas. Para mais informações, deve enviar mensagem para o número 969 001 773 ou um email para info@nullinwallclimbing.pt. Os responsáveis pelo centro são Ricardo Kau, 44 anos, e Carla Dias, 46, ambos a viverem em Azeitão. O projeto nasceu em 1997 quando Ricardo começou a escalar na rocha, mas aí estava “longe de imaginar que se tornasse realidade”.
Fez várias formações ao longo dos anos, realizou trabalhos por corda, esteve numa equipa de resgates em altura e teve uma empresa de turismo, a “AZIMUTH PRECISION” com atividades unicamente de montanha, até ao final de 2022. Na altura da pandemia, ficou desempregado e a mulher começou a estudar a possibilidade de conseguirem realizar este sonho: “Como já existiam muitos centros destes na zona de Lisboa, juntando o facto de vivermos em Azeitão, faria todo o sentido procurarmos um espaço na cidade de Setúbal”, confessa o dono do IN WALL — Climbing Center.
O objetivo de Ricardo é trazer a escalada para Portugal. Apesar da modalidade ter muitos anos, ainda é pouco conhecida no nosso País. “Sempre pensei fazer alguma coisa especial para a escalada em Portugal e surgiu agora a oportunidade. Fizemos muitas tentativas para conseguir avançar com este projeto uma vez que a situação social em que nos encontramos atrasou o processo”, revela. O nome IN WALL — Climbing Center foi escolhido porque o casal pratica escalada outdoor justamente na Serra da Arrábida e noutros spots.
Percorra a galeria e conheça melhor todo este espaço setubalense.