fit

O salmão doce e ácido para surpreender convidados mais incrédulos (e esquisitinhos)

Uma receita que todos — até os menos dotados na cozinha — conseguem preparar. Afinal, o forno faz quase tudo.
Um peixe versátil de se cozinhar.

Doce e ácido. Esta combinação, comum em muitas culturas gastronómicas, nem sempre é apreciada pelos palatos mais sensíveis. A mistura dos dois sabores contrastantes acrescenta uma camada extra de complexidade e interesse aos pratos. O exemplo mais óbvio — e polémico — é a pizza com ananás, amada por uns e odiada por outros. Como a típica marmelada com queijo ou o presunto com melão, tão comuns na cozinha portuguesa. A lista de possibilidades é infinita, mas a combinação que lhe vamos apresentar não irá gerar tanta discórdia. 

A receita criada pela produtora de conteúdos Flo Flo —salmão glaceado com limão e mel — promete conquistar até os palatos mais céticos. A improvável conjugação do peixe rico em ómega 3 e vitaminas A e D, com o citrino e o líquido açucarado é bem mais fácil de preparar do que parece. No fundo, o forno faz quase tudo e, melhor ainda, em menos de 30 minutos.

Do que precisa

— 240 gramas de lombos de salmão sem pele
— 1 colher de chá de alho em pó
— 2 limões fatiados + 1/4 de sumo
— 1 colher de sopa de mel
— 1 colher de chá de mostarda Dijon
— 1 colher de sopa de óleo
— 1/4 colher de chá de paprika
— salsa picada q.b.

Como se faz

Numa taça adicione alho em pó, um pouco de sumo de limão, mel, mostarda, óleo e paprika. Misture. Numa assadeira, coloque as rodelas de limão a cobrir toda a base. Adicione os lombos de salmão por cima.

Pincele o peixe com o molho, reservando um terço para depois. Leve ao forno, pré-aquecido a 200 graus, por 12 minutos. Retire e espalhe o restante molho por cima do salmão. Volte a colocá-lo no forno, agora em modo grill, durante 3 a 5 minutos para dourar ligeiramente. Finalize com salsa picada e sirva.

Carregue na galeria e descubra como pode tornar a rotina diária de preparação das refeições mais rápida.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA