fit

O improvável brownie de chocolate e beterraba em que não precisa de contar calorias

A sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida é nutritiva e super fácil de fazer.

Quando escolhemos ir à pastelaria tomar o pequeno-almoço, uma coisa é certa: todos os verdadeiros gulosos, de entre as várias opções, ficam a olhar para o brownie. Se, por um lado, é um boost para começar o dia bem disposto, também não há dúvidas de que vai fazer muitas contas às centenas de calorias que aquele pedaço lhe deu.

Embora existam cada vez mais estabelecimentos a investir em opções saudáveis, os locais que têm à venda os bolos de chocolate não têm tanta preocupação em colocar ingredientes nutritivos. A sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida pode parecer improvável, mas funciona na perfeição. Estamos a falar de brownie de chocolate com pera e beterraba. Se não está convencido, espere até provar — garantimos que é delicioso, e, claro, saudável.

O famoso bolo “que não cresce” tem origem nos Estados Unidos e é um sucesso em todo o mundo. Segundo o livro “Larousse Gastronomique”, o primeiro registo da receita remonta a 1896. Embora não exista uma confirmação do local exato, acredita-se que isso terá acontecido na região de New England, no nordeste do país. Aparentemente, tudo começou quando uma mulher estava a fazer um bolo de chocolate e esqueceu-se de colocar fermento em pó. Apercebeu-se, depois de cozido, que o bolo não tinha crescido, mas decidiu servir as fatias mesmo assim.

Hoje em dia, como sabemos, existem formas mais saudáveis de fazer este receita. Pode usar, por exemplo, cacau em vez de chocolate em pó. Mas no caso desta sugestão da New in Setúbal, o verdadeiro segredo é a pera e a beterraba. A pera é considerada uma fruta da época fria. É rica em fibra, por isso, ajuda no combate à prisão de ventre, fortalece o sistema imunitário e evita doenças cardiovasculares. Além de ter inúmeras vitaminas, é uma boa aliada na perda de peso e previne o envelhecimento precoce.

A beterraba é um vegetal rico em vitamina A, betalaína, carotenoides e flavonoides, antioxidantes. Ou seja, tem a presença de antioxidantes que eliminam radicais livres e ajudam na prevenção contra o cancro e outras doenças graves. É um forte aliado na diminuição da pressão arterial e colesterol, aumenta a proteção do sistema imunitário, mantém os músculos saudáveis, previne a anemia e regula a saúde intestinal.

A receita tem alguns elementos mais calóricos, como o azeite ou o mel (que são gorduras saudáveis), mas é nutritiva, fácil de fazer, saborosa e uma alternativa aos chocolates cheios de açúcar.

Como se faz

— 1 pera

— 1 beterraba cozida (podem usar crua, mas a cozida fica mais doce)

— 100 gramas de chocolate negro 75% de cacau

— 65 gramas de cacau em pó

— 100 gramas de mel

— 4 ovos

— 6 colheres de sopa de azeite

— 50 gramas de farinha de amêndoa (amêndoas trituradas até obter textura de farinha)

— 100 gramas de farinha de aveia integral

— 1 colher de chá de fermento em pó

— 1 colher de café de essência de baunilha

Do que precisa

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Coloque o chocolate, o cacau em pó, a baunilha e o mel numa taça em banho-maria até que o chocolate se derreta completamente. Numa taça coloque os ovos e o azeite e bata bem. Triture a beterraba e a pera descaroçada até formar um puré. Junte à mistura de ovos e bata.

Junte depois a farinha de amêndoa, a farinha de aveia integral e o fermento. Verta a mistura de chocolate derretido, devagar, batendo sempre. Forre uma forma de bolo retangular com papel vegetal e verta a massa. Leve ao forno a 180 graus durante 50 minutos. Deixe arrefecer durante 10 minutos antes de cortar. Sirva cortado às fatias, com frutos vermelhos e iogurte natural.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA