fit

O gelado saudável e caseiro de melancia que só leva dois ingredientes

É daquelas sugestões que vai querer guardar e repetir todas as semanas. É perfeita para o verão e para toda a família.
Vão todos devorar. (DR: Mariana Guerra)

As compras semanais são uma obrigação difícil de escapar. Durante o verão, há uma secção que torna a missão ainda mais complicada. É quase impossível resistir aos gelados, de vários sabores, formatos e texturas, e que são uma aposta cada vez mais forte das marcas. Se há décadas só existia a baunilha, chocolate e morango, agora encontra milhares de ofertas diferentes.

Ainda que existam opções sem açucares, há sempre edulcorantes presentes, e, normalmente, são artificiais, como o aspartame, acessulfame K, sacarina, sucralose, ou o ciclamato. O que pouca gente sabe é que os edulcorantes artificiais têm um maior poder adoçante do que o próprio açúcar — entre 200 e 600 vezes mais doces.

Todos estes produtos afetam o funcionamento do nosso organismo e são gatilho para o desenvolvimento de doenças crónicas. É por isso que é tão importante adotar um estilo de vida saudável e optar por receitas mais saudáveis, e, de preferência, caseiras.

É o caso da sugestão de gelado de melancia da nutricionista Mariana Guerra. É uma receita fácil, saudável e fresca, ideal para o verão e que todos vão gostar lá em casa. A melhor parte é que poupa no supermercado e nas calorias, porque só leva dois ingredientes: a melancia e o iogurte natural.

A receita foi pensada para seis unidades, mas pode sempre adaptar a quantidade se for necessário.

Do que precisa

— 400 gramas de melancia

— 170 gramas de iogurte natural

Como se faz

Comece por partir a melancia aos bocados e reserve. Tente escolher uma peça que esteja madura e doce, para não existir necessidade de colocar mais nenhum adoçante. Numa taça, verta o iogurte e junte os pedaços da fruta. Leve tudo ao triturador durante alguns segundos. De seguida, use formas para o gelado e leve ao congelador até ficar firme e pronto a comer.

Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer a lista dos piores gelados, em termos de valor nutricional, que encontra à venda.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA