fit

O doce da casa proteico (e sem açúcar) que se prepara em menos de 5 minutos

Esta versão saudável leva apenas quatro ingredientes. Até os menos dotados na cozinha vão fazer um brilharete.
Perfeito para o verão.

É um mistério que permanece por resolver. Ninguém sabe ao certo porque se chama doce da casa, mas praticamente todos o conhecem. É uma das sobremesas omnipresentes nas cartas dos restaurantes de norte a sul do País, e ao contrário do que o nome sugere, a receita não varia consoante o espaço onde é servida. Regra geral, inclui sempre bolacha, natas, chantilly e leite condensado. 

Alguns gastrónomos defendem tratar-se de uma “invenção nacional” que mistura princípios das britânicas triffle ou charlotte devido às camadas e ao leite condensado, e das conventuais natas do céu, feitas para reaproveitar as claras que sobravam das restantes receitas que levavam apenas gemas.

A principal diferença entre as versões, — quando existe — é forma como é apresentada ou finalizada. Tipicamente, os vários ingredientes são dispostos numa taça de vidro transparente, com bolacha ralada por cima ou granulado de chocolate. Porém, todas as variantes partilham uma característica: são bastante calóricas. 

Se esta sobremesa algo misteriosa é uma das suas favoritas, mas costuma evitá-la para não dar cabo da dieta, descobrimos a solução no site” A Pitada do Pai”. Trata-se de um doce da casa sem açúcar feito à base de pudins proteicos, e não inclui natas nem leite condensado. O melhor? Leva apenas quatro ingredientes e é muito fácil de preparar.

Do que precisa:

— 6 bolachas tipo Maria sem açúcar
— 1 café longo
— 1 pudim proteico de chocolate
— 1 pudim proteico de baunilha

Como se faz:

Comece por molhar as bolachas no café e coloque-as em pequenos frascos (ou copos) de vidro. A seguir, cubra com uma camada de pudim de chocolate, outra de bolachas (molhadas em café), uma de pudim de baunilha e, no fim, outra de bolachas.

Basicamente, o único segredo é repetir este processo alternando as diferentes camadas a gosto. Se preferir, pode utilizar apenas um sabor de pudim proteico, chocolate, baunilha ou outro da sua preferência. Após preparadas, as taças devem ser colocadas no frigorífico durante 25 a 30 minutos (ou mais) para o preparado ficar mais consistente e fresco.

Carregue na galeria para conhecer mais receitas saudáveis e rápidas de preparar.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA