fit

O crumble de peras bêbadas que o vai deixar completamente viciado

A sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida dá uma nova vida à receita típica da região de França.
Vai surpreender-se.

Esqueça a mousse de chocolate, a baba de camelo e o molotoff. Sabemos que estas palavras podem ser difíceis de ler, mas é por uma boa causa. Embora existam cada vez mais opções, nem sempre tentamos encontrar as receitas mais saudáveis e, ao mesmo tempo, saborosas para sobremesa.  

Ficamos pelo tradicional, por aquilo que sabemos que é bom e que a maioria das pessoas lá de casa — e até os convidados — gostam e não se importam de repetir. Pois bem, a sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida pode surpreender até os mais céticos: crumble de pêras bêbedas com crocante de amêndoa e tâmaras.

Para quem não sabe, as “peras borrachonas”, como também são conhecidas, surgiram na região vitivinícola de França, como forma de evitar o desperdício e aproveitar a fruta mais madura. A receita é antiga e começou a espalhar-me um pouco por toda a Europa, até chegar a Portugal. Elas são consideradas, por si só, uma sobremesa que tem conquistado fãs ao longo dos anos, mas esta proposta tem um twist, já que estamos a falar de crumble com amêndoas e tâmaras.

A pera é considerada uma fruta da época fria. É rica em fibra e, por isso, ajuda no combate à prisão de ventre, fortalece o sistema imunitário e evita doenças cardiovasculares. Além de ter inúmeras vitaminas, é uma boa aliada na perda de peso e previne o envelhecimento precoce — assim como o vinho tinto.

As amêndoas são ricas em proteína e nas chamadas “gorduras saudáveis”. Ou seja, têm uma elevada quantidade de antioxidantes, previnem a diabetes e ajuda a diminuir o colesterol LDL (ruim). Os nutrientes essenciais deste fruto seco contribuem ainda para uma pele saudável. As tâmaras são igualmente compostas por antioxidantes e fibras, que ajudam na prevenção de alguns tipos de cancro, da diabetes e até de risco de ataque cardíaco.

Todos os ingredientes desta sugestão são, assim, nutritivos e, claro, deliciosos. Conheça a receita completa do crumble de pêras bêbedas com crocante de amêndoa e tâmara.

Do que precisa

Crumble de pera

— 6 peras médias descascadas

— 500 gramas vinho tinto

— 125 mililitros de água

— 1 pau de canela

— 1 estrela de anis

— 80 mililitros de mel

— 30 gramas amido de milho

— Um quarto de colher de chá sal

— 1 colher de chá extrato de baunilha

Crocante de amêndoa e tâmaras

— 100 gramas farinha de amêndoa

— 140 gramas farinha de trigo

— 50 gramas amêndoa laminada

— 50 gramas tâmaras

— 1 colher de chá de canela em pó

— Meia colher de chá fermento em pó

— 1 colher de chá extrato de baunilha

— 150 gramas de óleo de coco derretido

— Sal, q.b.

Como se faz

Coza as peras sem casca em vinho tinto e água. Junte um pau de canela, uma estrela de anis, o mel, o amido de milho, o sal e o extrato de baunilha. Quando a água começar a ferver, tape o tacho com uma folha de papel vegetal. Quando estiverem cozidas, corte-as em gomos. Disponha numa travessa de ir ao forno.

Entretanto, prepare o crocante de amêndoa e tâmaras: comece por triturar as tâmaras descaroçadas com três a quatro colheres de sopa de água a ferver para formar uma pasta. Se for necessário, adicione mais água, 1 colher de sopa de cada vez. Misture todos os ingredientes do crocante juntamente com esta pasta de tâmaras, misturando bem com uma espátula. Pode usar as mãos para obter uma mistura arenosa.

Carregue na galeria e conheça algumas sugestões de receitas saudáveis que ajudam a reforçar a imunidade.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA