fit

O chá rosa que o ajuda a ter menos fome (e que pode ser feito em casa)

Também reforça o sistema imunitário e sacia. Em Espanha, esta bebida já é um fenómeno.
Tantos benefícios numa só chávena.

Basta fazer uma pesquisa rápida no Google para encontrar dezenas de notícias de 2019 sobre uma bebida rosa. Apesar da fama, passou despercebida no radar da maioria dos amantes do mundo saudável. Agora, com uma súbita popularidade em Espanha, o chá começa a fazer-se notar nas redes sociais. Diga olá ao Pink Chai Latte, a primeira bebida fenómeno deste ano.

À primeira vista, pode parecer apenas um chá que se tornou viral por ser bonitinho e dar origem a uma excelente foto para colocar no Instagram. No entanto, segundo o que a nutricionista Sónia Marcelo diz à NiT, estamos perante uma bomba saudável.

Esta bebida é uma espécie de versão 2.0 do também famoso Golden Milk — ou leite dourado em português. É alegadamente usada há séculos como uma bebida medicinal Ayurvédica na Índia mas que, devido aos seus benefícios, se espalhou um pouco por todo o mundo

Não é nada mais do que uma mistura de leite de coco e curcuma. Ainda assim, podem ser adicionados outros ingredientes que vão aumentar a absorção e biodisponibilidade do composto ativo da curcuma, como as especiarias (canela e/ou pimenta) e gorduras saudáveis (óleo de coco).

A estrela da bebida é mesmo a curcuma, devido ao seu composto ativo, a curcumina, que tem propriedades anti-inflamatórias, anti-cancerigenas, antioxidantes, antivirais, antifúngicas e antibacterianas, protegendo-nos de várias doenças.

O Pink Chai Latte traz os benefícios — e a receita — do leite dourado com a inclusão de um ingrediente chave: a beterraba, precisamente aquilo que dá a cor rosa a este chá, devido à presença de betalaina na sua composição, que é um pigmento de cor avermelhada.

“É um legume extremamente rico em vitamina C e carotenóides, uma variante da vitamina A, e em compostos muito importantes. A beterraba é também muito rica em antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias. Vai mais uma vez ajudar o nosso sistema imunológico, mas também quem tem anemia — por ter muito ferro e pela vitamina C —, protege o sistema nervoso e previne doenças como o cancro”, destaca à NiT Sónia Marcelo.

Usa-se beterraba.

Já as especiarias usadas no Golden Milk ajudam bastante a parte inflamatória (são úteis no nosso processo imunológico e reforçam as nossas defesas), melhoram a digestão e “sabe-se que a curcuma tem uma grande componente nas doenças inflamatórias e intestinais,” destaca a especialista, que é também autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”.

No fundo, acaba por ser um chá benéfico para a saúde digestiva e imunológica. Além disso, ajuda na sensação de relaxamento e a evitar a compulsão alimentar.

“Pode mesmo ser útil naquelas pessoas que às vezes procuram algo para comer mas não têm fome. Trata-se apenas de vontade de comer. Esta bebida pode ser uma boa solução porque sacia”, acrescenta.

A nutricionista destaca também que a bebida tem impacto positivo em neurotransmissores como a adrenalina e a dopamina, melhorando o bem-estar e o humor. “Se nos sentirmos bem, vamos acabar por evitar comer alimentos mais calóricos”, associa a nutricionista.

No fundo, este super chá alia os benefícios conhecidos do Golden Milk àqueles provenientes da beterraba. “Diria que é uma excelente aposta”, conclui Sónia Marcelo. 

A melhor parte é que pode fazer esta bebida em casa. Tome nota da receita.

Do que precisa

— 350 mililitros de bebida vegetal a gosto (sem açúcar);
— Quatro centímetros de curcuma fresca ou uma colher de café em pó;
— Duas rodelas de gengibre fresco;
— Uma beterraba fresca em pedaços;
— Pimenta preta (q.b.);
— Dois paus de canela;
— Uma colher de chá de xarope de agave ou mel (opcional).

Como se faz

Comece por aquecer a bebida vegetal ao lume. Adicione todos os ingredientes, exceto o xarope de agave/mel. Deixe ferver durante cerca de cinco minutos e desligue o lume. Em seguida, deve coar o conteúdo para uma caneca. Junte o xarope de agave ou mel, se achar necessário.

Agora, carregue na galeria para descobrir outras oito bebidas saudáveis, deliciosas e reconfortantes para beber nos dias frios.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA