fit

O bolo de waffers super tentador que se faz sem açúcar

Quando uma fatia é um regalo para a vista mas não traz remorsos.
Uma receita "Panelinha de Sabores".

Se ao olhar para a imagem lhe apetecer uma dentada, não se assuste, porque não está sozinho. Mas temos boas notícias: se a sua preocupação até era manter a dieta, este é um daqueles casos em que não é preciso saborear só com a vista.

Sandra Nereu, autora do “Panelinha de Sabores”, brinda-nos com uma tentadora receita que dispensa açúcar. O trunfo é um que já encontrámos, e com boas razões, noutras receitas da autora: tâmaras.

Além de ser tentador sem estragar a dieta, a receita para este bolo de waffers tinha uma responsabilidade acrescida: “dia 5 de outubro fiz 25 anos de casada e este foi o bolo que assinalou o dia”. Era, portanto, uma sobremesa para uma ocasião especial. E segundo Sandra Nereu este bolo passou o exigente teste.

Do que precisa

— 200g de tâmaras secas
— 250ml de bebida vegetal ou leite
— 50ml de azeite
— Duas colheres de chá de vinagre
— 150g de farinha de aveia
— 50g de farinha de amêndoa (ver nas dicas como substituir)
— Duas colher de sopa de farinha de linhaça (ver dicas como substituir)
— Uma colher de chá de fermento
— Uma colher de chá de bicarbonato de sódio
— Uma colher de chá de canela
— Meia colher de chá de sal

Para o recheio e cobertura
— 200g de queijo creme
— 120g de iogurte natural
— 50g de proteína whey
— Duas waffers

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus com ventilação. Untar e forrar a papel vegetal uma forma de 18 ou 20cm (ou usar de silicone). Descaroçar as tâmaras, demolhar 10min no leite quente. Triturar tudo com a varinha mágica. Misturar os ingredientes secos: farinhas, fermento, bicarbonato, canela e sal.

Ao creme de tâmaras adicionar o azeite e o vinagre. Mexer. Verter a mistura anterior sobre a de secos. Mexer até estar homogéneo. Adicionar água, 100 a 150ml, até obter uma massa densa. Dividi-la ao meio. Verter na forma e levar ao forno 20 a 25 minutos cada metade. Deixar arrefecer.

Para o recheio e cobertura, misture os ingredientes (“se está a usar outro ingrediente adoçante, coloque aos poucos e prove a cada adição”). Para adoçar, a autora recorreu a um produto da Prozis, Yummy drops baunilha (cinco gotas).

Finalmente, para montar, vai ter de colocar uma metade de bolo no prato de servir. Cobrir com metade do creme e 1/3 das waffers partidas. Colocar por cima a outra metade de bolo, o restante creme, mais 1/3 das bolachas partidas. Cortar a restante bolacha em retângulos e decorar.

Se está pouco confiante nos seus dotes na cozinha e procura algo mais simples, a NiT tem uma lista com 11 receitas para preparar em poucos minutos e comer sem culpa. São todas até seis ingredientes.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA