fit

A receita de bolo de maçã que todos vão querer provar

A nutricionista Maria Gama aconselha a "guardar já a receita", de tão útil que lhe vai ser.
Saborosa e saudável.

Se há fruta que deve estar sempre presente na cozinha lá de casa ou na fruteira do escritório é a maçã. Com ou sem casca esta é uma das frutas mais práticas e versáteis que pode ter à mão.

Umas vezes pode ser opção para o batido do pequeno-almoço, outras para um snack rápido antes ou depois do treino. Há ainda quem a use como ingrediente principal de várias receitas. Como é o caso do famoso e delicioso bolo de maçã.

Especialista em receitas saborosas, saudáveis e inclusivas, a nutricionista Maria Gama do blogue “Põe-te na linha” tem uma nova versão deste bolo, que diz ficar “uma maravilha”.

De tão versátil que é, esta é uma excelente opção para completar praticamente todas as suas refeições do dia. Quer seja ao pequeno-almoço, sobremesa ou lanche este delicioso e saudável bolo de maçã é não só bem-vindo como cai sempre bem. Para o confecionar apenas precisa de 8 ingredientes e de cerca de meia hora.

Do que precisa

— 100 gramas de farinha de espelta
— Uma maçã
— Duas colheres de sopa de vinagre balsâmico rosé
— Duas colheres de sopa de pasta de tâmaras
— Dez colheres de sopa de bebida vegetal
— Dois ovos
— Canela a gosto
— Uma colher de café de fermento

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180°C. Num recipiente, junte a pasta de tâmaras, a bebida vegetal e o vinagre e envolva. Depois, numa tigela grande coloque a farinha e o fermento e envolva o preparado anterior. Depois de bater as gemas (reserve as claras), junte e envolva ao preparado até ficar uma mistura homogénea. Junte a maçã cortada em pedaços pequenos. Bata as claras em castelo e depois junte devagar ao preparado. Polvilhe, por fim, com canela a gosta e junte o fermento. Leve ao forno cerca de 30 a 45 minutos.

O bolo de iogurte é também um outro típico da cozinha portuguesa. Se é fã, carregue na galeria para conhecer mais receitas saudáveis e deliciosas de bolos de iogurte.

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA