A abóbora é um dos alimentos mais versáteis na cozinha. Da sopa ao doce, são poucas as pessoas que recusam provar uma receita com este legume tão típico do outono. É, por isso, um ingrediente indispensável nas receitas que começamos a pensar em preparar nesta estação do ano, como os bolos para comer nos domingos à tarde, no conforto do sofá.
Entre as centenas de opções, há, claro, umas mais saudáveis que outras. Como é habitual, as sugestões da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida são preparadas, na maior parte dos casos, com os ingredientes mais nutricionais possíveis, como este bolo de abóbora e amêndoa, que todos lá em casa vão gostar e querer repetir mais do que uma fatia.
A abóbora é um legume em que nada se desperdiça, sendo até muito comum comer as suas sementes como snack, sem esquecer as próprias propriedades que ajudam na saúde dos olhos e da pele, prevenindo até alguns tipos de cancro e a pressão arterial e fortalecendo o sistema imunológico. A receita apresentada serve duas pessoas, mas pode sempre adaptar conforme a necessidade.
Já a amêndoa, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e da diabetes. É uma boa aliada no combate à prisão de ventre e envelhecimento precoce, além de reforçar o sistema imunitário e ser um fruto antioxidante. Atua, também, na prevenção de alguns tipos de cancro.
Do que precisa
— 1 chávena de puré de abóbora
— 2 ovos tamanho M
— Um terço de chávena de xarope de agave (ou mel)
— 2 colheres de chá de extrato de baunilha
— Meia chávena de farinha de trigo integral
— 1 chávena de farinha de amêndoa
— 2 colheres de chá de canela
— Meia colher de chá de noz-moscada moída
— 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
— Meia colher de chá de sal
— 2 colheres de sopa de pepitas de chocolate para polvilhar por cima (opcional)
Como se faz
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Comece por juntar todos os ingredientes secos (farinha de amêndoa, farinha de trigo integral, canela, noz-moscada, bicarbonato de sódio e sal) numa taça. Numa taça maior, bata bem o puré de abóbora com os ovos até obter uma consistência cremosa. Adicione o xarope de agave e o extrato de baunilha e bata novamente. Vá acrescentando pouco a pouco a mistura da farinha e envolva tudo muito bem.
Forre uma forma de pão (daquelas retangulares) com papel vegetal e verta a massa. Coloque as pepitas de chocolate por cima. Leve ao forno durante 45 a 50 minutos (dependendo do tipo de forno) ou vá inserindo um palito no pão, até que este saia limpo. Quando estiver pronto, retire do forno e deixe arrefecer antes de o servir.
Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer alguma sugestões de receitas saudáveis.