fit

Nesta caminhada vai subir ao ponto mais alto da Serra da Arrábida

A subida até ao Pico do Formosinho é no próximo dia 29 de janeiro, sábado. Marque já na agenda.
Comece já a treinar. Foto: Hike Land.

Se um dos seus planos para 2022 é explorar mais a paisagem da Serra da Arrábida, temos o programa perfeito para si: uma caminhada até ao Pico do Formosinho. O melhor é começar já a treinar, até porque este desafio não é para qualquer um. São 501 metros de altitude e um trilho de 13 quilómetros.

Se quer testar os limites da sua resistência, pode marcar na agenda o dia 29 de janeiro, sábado. A caminhada é organizada pela Hike Land, uma empresa de animação turística, e o objetivo é chegar ao ponto mais alto da Serra da Arrábida. O Pico do Formosinho é um dos santuários mais bonitos do País e é lá em cima de tudo que pode apreciar uma vista incrível de 360 graus. 

O ponto de encontro é em Casais da Serra, junto ao restaurante Bom Petisco e a caminhada tem início às 10 horas, pelo que deverá chegar com antecedência. O percurso é de dificuldade elevada e vai ter cerca de seis horas de duração. 

Os participantes vão poder caminhar pelos pinhais e os extensos campos verdes nas Terras do Risco e é a partir daí que se dá início à subida até ao Pico do Formosinho. Pelo caminho aproveite para tirar a máquina fotográfica e captar as vistas incríveis sobre a Foz do Rio Sado, o Oceano Atlântico e o Portinho da Arrábida.

Depois de subirem ao ponto mais alto da serra, segue-se outro desafio: descer a famosa “cascalheira do Formosinho”. É aqui que vai entrar num bosque mágico de carvalhos e sobreiros, que o vai levar de volta ao ponto de encontro. 

A inscrição para este trilho custa 15€ e pode ser feita online. O preço inclui guia no terreno, chá, e seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil. Devido à exigência do percurso, todos os participantes devem ter, no mínimo, 16 anos. 

Os participantes devem levar água, roupa, botas de caminhada e equipamento de proteção individual, como máscara e álcool gel. São recomendados bastões e devem também levar uma caneca para beber o chá que está incluído no valor da inscrição.

A Hike Land dedica-se à exploração das zonas do País mais desconhecidas e selvagens e organiza sobretudo caminhadas e atividades que englobam a componente de pedestrianismo e aventura. O objetivo é mostrar aos participantes os sítios mais bonitos de Portugal.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA