fit

Não se lembra de comer fruta diariamente? Com estes milfolhas, vai ser impossível

A nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida da clínica setubalense MentesINquietas sugere uma opção deliciosa.
Fácil e rápido.

Não pense que é algo fora do comum alguém esquecer-se de comer, já que é algo frequente também ser preciso alarme para beber água. A verdade é que na correria do dia a dia passam muitas coisas pela cabeça e, por vezes, esquecemo-nos do essencial: cuidar de nós mesmos.

Sabe que devia consumir, por dia — e por norma — três a cinco peças de fruta por dia? Quem o diz é a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, da clínica setubalense MentesINquietas. Ainda assim, há uma ressalva: este número é estabelecido pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e inclui também vegetais.

“Uma porção equivale a 80 gramas de fruta ou legumes ou uma peça de fruta de tamanho médio ou meia chávena almoçadeira de legumes cozinhados ou uma chávena almoçadeira de legumes crus. O recomendado é a ingestão máxima de três peças de fruta por dia. O restante da quantidade deste grupo de alimentos deve ser atingido através da ingestão de legumes”, explica a nutricionista.

Certo é que, por ter hidratos de carbono e ser “um alimento puro e muito saudável”, deve ser sempre escolhido em detrimento dos snacks e bolachas — tão apetecíveis, principalmente quando estamos com pressa. “De uma forma geral, as frutas são constituídas por oito-dez por cento de hidratos de carbono e têm na sua constituição entre 75 e 95 por cento de água”, frisa.

Além disso, é também fonte de fibra “solúvel”, ou seja, não é absorvida pelo organismo, o que contribui para o seu bom funcionamento. “Estes elevados teores de fibra retardam a absorção dos açúcares constituintes da fruta, beneficiando o controlo do açúcar no sangue”, mas, claro, deve ser consumida com moderação porque “quando ingerida em demasia pode sobrecarregar o organismo, estando constantemente a provocar picos de insulina e dar origem à sensação de fome”.

É possível alcançar um equilíbrio quando, por exemplo, combinamos fruta com frutos secos e iogurte para um snack saudável e nutritivo — e se lhe dissermos que até pode comer um milfolhas delicioso apenas com estes ingredientes? Acredite, porque é verdade. A sugestão é também da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida e é de ananás com creme de morango e crocante de amêndoa.

A verdade é que o aspeto, por si só, já deixa água na boca e a combinação dos sabores vai redobrar a vontade de comer fruta para quem já gosta e conquistar o coração daqueles que se esquecem ou não apreciam assim tanto — afinal, não deixa de ser uma sobremesa. Baixo em calorias, o ananás é rico em vitaminas, enzimas e antioxidantes. É um poderoso aliado do sistema imunitário, da estrutura óssea e do aparelho digestivo.

O morango tem os mesmos benefícios que o ananás e também ajuda a diminuir o colesterol e controla a pressão arterial — além de melhorar a pele e a saúde ocular. Já a amêndoa dispensa apresentações. Extremamente nutritiva, é rica em fósforo e cálcio que fortalecem e mantêm a saúde dos ossos. Além disso, previne o cancro e várias doenças neurológicas, ajuda no ganho de massa muscular, controla os diabetes e combate a prisão de ventre. Todos estes motivos são suficientes para experimentar a receita, mas melhor do que ler, é provar. É pensada para quatro pessoas, mas pode sempre adaptar à necessidade.

Do que precisa

— Meio ananás ou abacaxi cortado em fatias fininhas

Para o creme de morango

— 150 gramas de morangos frescos ou congelados

— Um abacate ou 125 gramas de iogurte grego natural

Para o crocante de amêndoa

— 100 gramas de amêndoas

— 100 gramas de tâmaras ou passas

— 1 colher de café de canela em pó

Como se faz

Triture as tâmaras até começarem a dividir-se em pequenos pedaços. Junte as amêndoas e a canela e triture grosseiramente. Depois, coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e leve ao forno durante cinco minutos a 180 graus, com as grelhas superior e inferior ligadas. Mexa bem e leve ao forno mais cinco minutos. Retire do forno e deixe arrefecer completamente. É altura de ligar o grelhador. Quando estiver bem quente, disponha as fatias de ananás e grelhe durante cinco minutos. Vire e grelhe mais dois minutos. Repita o processo até acabar todas as fatias de ananás.

Entretanto, prepare o creme de morango triturando os morangos com o abacate ou o iogurte grego. Se for necessário, junte um pouco de água para ajudar a triturar melhor — deverá ficar com um creme espesso. Disponha uma fatia de ananás, barre com o creme de morango, disponha mais uma fatia e barre novamente com o creme até ter seis camadas. Polvilhe com um pouco do crocante de amêndoa e repita o processo para ter quatro milfolhas de ananás. Agora é provar e desfrutar. Para marcar uma consulta com a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida pode fazê-lo através do email mafalda.almeida@nullmentesinquietas.pt.

Percorra a galeria para ficar com algumas ideias de certos alimentos doces, que pode comer sem engordar e prejudicar a sua saúde — vai surpreender-se. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA