A Serra da Arrábida tem uma grande variedade de espécies de flora, que se desenvolveram ao longo de milhares de anos, num local com características únicas. A paisagem, que atrai milhares de turistas ao longo do ano, é composta por flores, plantas, floresta e diferentes tipos de vegetação autóctone. É um verdadeiro mundo cheio de texturas, cores e cheiros, que pode conhecer em família já este fim de semana.
Está a chegar a caminhada “Inverno na Arrábida”, para descobrir todas as espécies de flora da serra, durante esta estação do ano. Inserida na programação do Setúbal Natal, o programa decorre no dia 8 de dezembro, domingo, das 10h30 ao meio-dia, no YMCA Camp Alambre. Todos os miúdos maiores de seis anos podem participar na atividade pedagógica, que vai ser acompanhada por duas personagens — as “elfas” da Arrábida, Erica e Murta.
A atividade de pedestrianismo, com cerca de dois quilómetros, de baixo nível de dificuldade, mas com terreno irregular em alguns troços, é gratuita. Porém, exige inscrição, através do preenchimento de um formulário. Só podem participar entre oito e 25 pessoas
O Parque Natural da Arrábida concentra também uma “elevada riqueza de biodiversidade vegetal”, com 42 tipos e subtipos de habitats presentes — dez são prioritários para a conservação, segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Além da vasta flora, existem 12 anfíbios, 17 répteis, 136 aves e 34 mamíferos, de acordo com dados de 2011 desse organismo.
Carregue na galeria para conhecer algumas sugestões de trilhos para descobrir a Arrábida.