fit

MentesINquietas: a nova clínica de Setúbal que quer fazer a diferença na área da saúde mental

A Clínica do Desenvolvimento, Comportamento e Emoções abriu em fevereiro, junto ao Hospital de São Bernardo.
A psicóloga Júlia Vinhas é a fundadora da clínica.

Rigor, excelência, inclusão, cuidado, afeto e espírito de equipa. São estas as características que definem a nova clínica do desenvolvimento, comportamento e emoções de Setúbal: a mentesINquietas. Desde o nascimento à velhice, os profissionais de várias áreas acompanham todas as gerações de forma integrativa e como um todo, com o objetivo de promover a saúde psicológica e melhorar a qualidade de vida de cada um. 

A clínica está aberta desde o dia 11 de fevereiro, no número 46 B da Avenida D. João II, perto do Hospital de São Bernardo. Com a missão de ser uma referência na psicoeducação e intervenção na saúde psicológica de todas as gerações, as especialidades médicas disponíveis são: neuropediatria; pediatria geral; pediatria do desenvolvimento; psiquiatria da infância e da adolescência; psiquiatria de adultos; psicologia clínica; psicologia educacional; neuropsicologia; educação especial; psicomotricidade; terapia ocupacional; terapia da fala; terapia familiar; e nutrição. 

A “mente inquieta” que está por detrás do novo projeto da cidade é a da psicóloga clínica Júlia Vinhas, de 48 anos. Licenciada em Psicologia desde 1998, trabalha na área da saúde mental há cerca de 24 anos. Entre 2011 e janeiro de 2022, foi coordenadora da unidade de Setúbal do CADIn — Neurodesenvolvimento e Inclusão, até ao momento em que decidiu dar ouvidos à voz interior que lhe dizia para abrir o seu próprio projeto. 

“Adoro o CaDIN, foi a base de tudo, mas esta semente de ter a minha própria clínica foi colocada pelo meu pai, que me dizia sempre para abrir o meu consultório”, começa por contar à NiS a fundadora da clínica de Setúbal. Por estar tão confortável e sentir-se tão bem no CADIn, acabou por silenciar totalmente essa vontade durante alguns anos.

Com a mudança de instalações, Júlia Vinhas “não queria estar a começar novamente um projeto nem a formar outra equipa”, pelo que propôs a sua saída. Quando a notícia foi dada, muitos dos seus colegas depositaram toda a confiança na psicóloga clínica e embarcaram com ela neste desafio.

Acrescentou novos elementos que considerava que estavam em falta e fez-se rodear de “profissionais de excelência com vasto conhecimento nas áreas do neurodesenvolvimento, mas também na saúde mental”.

“Achei que estava na altura de começar a caminhar naquilo que acho que é importante e que acredito que pode fazer a diferença”, explica. Com esta clínica, o objetivo é trabalhar não só na área do desenvolvimento, mas desde o momento em que nascemos até à velhice. Há psicólogos e neurologistas, mas também um nutricionista que trata de doenças auto-imunes que muitas vezes advêm de um forte stress ou um terapeuta ocupacional que atua na prevenção, avaliação e intervenção de problemas de desempenho ocupacional.

“Neste projeto estão muitas horas de pensamento na busca de boas soluções face às necessidades sentidas ao longo destes últimos anos de trabalho, muito investimento pessoal para procurar e criar o ambiente que todas as famílias merecem e acima de tudo muito amor, porque quando a raiz é amor não tem como dar errado”, sublinha. 

Ao contrário do que vemos em muitas outras clínicas, o mentesINquietas não é um espaço fechado, não tem um ambiente pesado nem um ar hospitalar, porque o objetivo é “estarmos todos confortáveis por não haver nenhum tipo de estigma”. 

As marcações para as consultas da Clínica de Desenvolvimento, Comportamentos e Emoções podem ser feitas através dos números de telefone 265 233 066 e telemóvel 927 401 218. Mais do que nunca, é importante cuidar da saúde mental assim como qualquer outra doença. 

“Estamos todos aqui para o mesmo, porque todos temos as nossas dificuldades e todos temos mentes inquietas. O mal é quando temos uma mente demasiado quieta que não nos permite ouvir nem ter inquietações, por isso não nos leva ao patamar seguinte”, conclui.

De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer a nova clínica da cidade. 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida Dom João II, 46B
    2910-549 Setúbal
  • HORÁRIO
  • De segunda a sexta-feira das 8h às 20h

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA