fit

Maior e requalificado: já foi inaugurado o novo campo de ténis da Bela Vista

Está preparado para receber os desportistas, num investimento que rondou os 100 mil euros. Foram destacadas outras construções.
Construíram-se dois novos campos.

Dos juniores aos atletas federados, Setúbal tem sido, ao longo dos anos, pista de lançamento e palco para muitos jovens talentos do mundo do desporto. Para conseguir acolher todos aqueles que escolhem a cidade, seja para praticar modalidades nos tempos livres ou na preparação para competições, é necessário ter boas infraestruturas.

A pensar nesta resposta foi inaugurado, este sábado, 3 de agosto, o novo campo de ténis do Parque Verde da Bela Vista. Além das obras de requalificação no Complexo Desportivo Municipal do Parque Verde da Bela Vista, construíram-se mais dois novos campos, que assim passam a dispor de quatro “courts”. O investimento, realizado em parceria com a Câmara Municipal, Clube de Ténis de Setúbal, Federação Portuguesa de Ténis e Associação de Ténis de Setúbal, rondou os 100 mil euros.

André Martins, presidente do município de Setúbal, sublinhou que a parceria permitiu “criar em Setúbal, e na Bela Vista, estas condições para a prática desportiva”, relembrando as restantes empreitadas e que a procura por instalações desportivas no concelho aumentou de forma significativa desde que Setúbal foi Cidade Europeia do Desporto, em 2016.

Desde essa altura, os equipamentos existentes “começaram a ser limitados para a procura”, razão, aponta, pela qual decidiu-se “investir significativamente neste domínio”. A construção de mais um pavilhão desportivo municipal nas Manteigadas, para “reforçar a capacidade” do existente e a “requalificação e criação de melhores condições”, no Pavilhão Municipal do Viso, que “vai entrar brevemente em obra”, são alguns exemplos, além do “objetivo da criação de mais um grande pavilhão municipal em Azeitão”.

Quanto ao futebol, o Campo Municipal das Pedreiras, também no Viso, “entrará em obra brevemente” e vai avançar igualmente a requalificação do Campo Municipal das Praias do Sado. António Estêvão, presidente do Clube de Ténis de Setúbal (CTS) considerou que a inauguração é “um grande marco” e “um grande desafio” para o clube. O desejo é o de “contribuir para espalhar ainda mais o nome do concelho e da cidade de Setúbal”.

A inclusão é um fator importante, com desporto adaptado e um projeto com autistas. António Estevão notou que o CTS aumenta, assim, o número de campos em 50 por cento, passando a dispor de um total de 12.

Há desporto adaptado e um projeto com autistas.

“O Campeonato Nacional de Sub-14, recentemente disputado nas nossas instalações, já usou os campos da Bela Vista, se não tinha sido impossível fazer a qualificação”, disse. Pretende-se “formar jovens” e este é “o clube em Portugal que organiza mais provas nacionais da Federação Portuguesa de Ténis”, além de também acolher provas internacionais, quer de ténis em pé, quer em cadeira de rodas.

O presidente da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), Vasco Costa, notou que a entidade tem apoiado vários projetos de infraestruturas, mas foi tão rápido — o protocolo foi assinado a 16 de dezembro de 2022 e previa que a requalificação estivesse concluída em dois anos. Ficou feita em “um ano e meio”. Considerou ainda “maravilhoso” o Complexo Desportivo Municipal do Parque Verde da Bela Vista.

Já Fernando Alves, presidente da Associação de Ténis de Setúbal, considerou que a parceria “funcionou muito bem” e que as quatro entidades estão de parabéns, “porque a obra está feita”. Adiantou que o organismo vai organizar “alguns campeonatos regionais e outros eventos” no espaço requalificado.

Para o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, a freguesia e o concelho de Setúbal “são valorizados” com este equipamento desportivo, que está localizado numa “varanda sobre uma das mais belas baías do mundo” e através do qual as quatro entidades parceiras “promovem a descentralização”.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA