fit

Já sabemos quando vai abrir o novo Centro de Saúde de Azeitão

Três meses depois da conclusão da empreitada, os azeitonenses vão poder contar com cuidados de saúde no novo edifício.
É um pedido antigo dos azeitonenses.

O novo Centro de Saúde de Azeitão é uma reivindicação antiga dos azeitonenses. Desde 1978 que o antigo equipamento de saúde recebia a população, num local com poucas condições. A construção do novo edifício foi concluída em novembro de 2023 e a abertura oficial está marcada para esta segunda-feira, 12 de fevereiro.

A empreitada, iniciada em agosto de 2021, teve um investimento de cerca de dois milhões de euros. Resultou de um protocolo entre a Câmara Municipal de Setúbal e a administração central, através da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT). O grande objetivo deste projeto era oferecer à população melhores cuidados de saúde.

A área bruta de construção do edifício é de 1580 metros quadrados. A unidade tem dois pisos, sendo o térreo ocupado por duas alas individuais, para atendimento, cada uma com 17 gabinetes médicos, e um pátio. O piso superior destina-se a serviços e zonas técnicas.

Além dos gabinetes médicos e salas de tratamento, de enfermagem e de saúde oral, a Unidade de Saúde Familiar de Azeitão vai contar com duas valências de saúde, cada uma com capacidade para atender 11.400 utentes, e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.

O equipamento fica na Rua José Silva Xavier, em Vila Nogueira de Azeitão, numa parcela de terreno do domínio público do município, junto do complexo desportivo da Piscina Municipal de Azeitão.

A empreitada teve financiamento comunitário de 50 por cento através do FEDER — Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, resultado de uma candidatura apresentada ao POR Lisboa 2020 — Programa Operacional Regional Lisboa 2020, cabendo à ARS-LVT assegurar o custo remanescente.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA