fit

Já existem farmácias em Setúbal a fazer testes gratuitos à Covid-19

As farmácias do Viso, Farinha Pascoal e Cunha Pinheiro fazem parte da lista nacional de estabelecimentos com este serviço.
Veja a lista completa.

Apesar de grande parte da população já ter, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a Covid-19, existem algumas pessoas sem o certificado digital. Por essa razão, caso seja preciso entrar no interior de um restaurante ao fim de semana ou ficar alojado em hotéis, a melhor solução passa por fazer um teste à Covid-19. 

Até julho, nenhuma das farmácias da cidade fazia testes gratuitos, mas a partir de agosto três espaços passaram a constar da lista nacional de estabelecimentos que realizam testes rápidos de antigénio comparticipados a utentes sem vacinação completa, para facilitar o acesso à emissão do Certificado Digital Covid da UE.

As farmácias são a do Viso, Farinha Pascoal e Cunha Pinheiro. Este serviço está disponível para munícipes maiores de 12 anos sem o esquema vacinal completo, bem como para os que não têm certificado que ateste recuperação há mais de 11 dias e menos de 180. Cada utente nestas condições pode fazer um máximo de quatro testes comparticipados por mês.

O resultado obtido no teste rápido de antigénio é comunicado ao utente, que tem de assinar previamente um compromisso de honra no qual declara cumprir todos os requisitos. No caso de o resultado do teste ser negativo, os utentes podem pedir depois, no portal ou na aplicação SNS 24, a emissão do Certificado Digital Covid da União Europeia.

Em Portugal, o documento é, entre outros casos, necessário para viagens aéreas ou marítimas, para alojamento em qualquer unidade turística, para aceder, nalguns dias e horários, a estabelecimentos de restauração e para participar nalgumas atividades de grupo ou eventos.

A comparticipação dos testes rápidos de deteção da SARS-CoV-2 nas farmácias é uma medida da Estratégia Nacional de Testes para reforçar o controlo da pandemia e facilitar o acesso dos cidadãos à emissão do Certificado Digital.

Além destas farmácias em Setúbal, há 11 que estão a oferecer os testes, como forma aumentar a testagem massiva e conter a evolução da pandemia na região, que tem registado um aumento do número de casos todas as semanas.

Consulte a lista completa.

Farmácia Alcochete, Freeport Alcochete

Farmácia Louro, Almada

Farmácia Nuno Álvares, Almada

Farmácia Holon BPlanet, Barreiro

Farmácia Parreira Bocage, Barreiro

Farmácia do Vale, Moita

Farmácia Moderna, Montijo

Farmácia Fernão Ferro, Seixal

Farmácia Nova Santa Marta, Seixal

Farmácia Silva Carvalho, Seixal

Farmácia Sousa Marques, Seixal

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA