fit

Já abriram as inscrições para a famosa prova de atletismo Grande Prémio da Arrábida

A prova de 12.500 metros é organizada pela Associação Lebres do Sados. As inscrições terminam a 25 de fevereiro e são limitadas.
É uma prova intensa.

O concelho de Setúbal tem mais de 100 coletividades, desde o desporto à cultura. Com o passar dos anos, tem-se tornado mais difícil manter a tradição e continuar com o legado de geração em geração. Ainda assim, a cidade continua a receber diferentes atividades, que juntam multidões.

Uma das competições mais aguardadas do ano é o Grande Prémio da Arrábida, organizado pela Associação de Atletismo Lebres do Sado. A edição deste ano realiza-se a 3 de março, domingo, às 10 horas, a partir do Parque de Vanicelos. Trata-se de uma prova de “carácter competitivo”, com a distância de 12.500 metros, como informa a organização, e destina-se a todos os atletas, no âmbito da corrida para todos.

A prova desenvolve-se num misto de alcatrão, terra batida, com aproximadamente dois quilómetros de subida, sendo o restante em descida e plano horizontal. Os primeiros 500 metros da prova serão percorridos em pelotão, guiados por duas ou mais lebres, que farão essa distância em ritmo de treino. Nenhum atleta poderá ultrapassar as lebres sob pena de serem eliminados imediatamente. Após o afastamento das lebres, cada atleta poderá imprimir o seu próprio andamento. O tempo limite para finalizar a prova é de duas horas e há troféus para os três melhores atletas da geral e dos vários escalões.

O percurso.

Há três postos de abastecimento: dois com água, aos quatro e oito quilómetros, e outro com moscatel da região aos nove quilómetros, aproximadamente. No caso da prova de 12,5 quilómetros, apenas podem participar os atletas com mais de 18 anos. O desafio com uma distância menor, de sete quilómetros, é para maiores de seis anos. A organização garante o seguro desportivo e todos os participantes devem ter condições físicas para a prática desportiva, “tendo em consideração a dificuldade inerente à prova”.

As inscrições são limitadas a 500 participantes e encerram após o número ser atingido ou a 25 de fevereiro. O valor de participação é de 15€, até 18 de fevereiro, e de 20€ na última semana de inscrição (19 a 25). O kit é composto por T-shirt técnica e garrafa de moscatel, além do seguro e dos abastecimentos ao longo da prova. O secretariado funcionará no próprio dia 3 de março, entre as 8 horas e as 9h45, junto do local do evento, no Jardim de Vanicelos.

Já que estamos a falar de desporto, recorde o artigo sobre os trilhos que o levam a descobrir a Arrábida. Carregue na galeria e conheça tudo ao pormenor. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA