fit

Há várias datas para a famosa caminhada noturna dos pirilampos na Arrábida

A iniciativa da Arrábida, Walks & Crafts tem diferentes percursos disponíveis para descobrir o património natural.
Escolha o melhor dia para si.

Os pirilampos são, provavelmente, dos animais mais encantadores de sempre. Na verdade, parecem mágicos, pela luz que têm e que provoca uma atmosfera envolvente. São também insetos curiosos ou classificados como organismos bioluminescentes. A luz é produzida devido a uma reação química e serve para comunicar, enganar as presas e alertar os predadores. Existem em todo o mundo cerca de 2000 espécies de pirilampos, mas em Portugal estão apenas identificadas dez. A Serra da Arrábida é um dos locais onde vai encontrar estes pequenos seres luminosos.

Estão preparadas várias datas com a caminhada que o vai levar a conhecê-los. A Rota dos Pirilampos, organizada pela Arrábida Walks & Crafts, decorre dias 11, 12, 17, 18, 19, 24, 25, 26 e 31 de maio. “É uma caminhada mágica, tanto para o público mais jovem como para o mais adulto. Para muitos é a primeira vez que vislumbram pirilampos. Sim, eles existem. Venha maravilhar-se com este fenómeno da natureza num percurso pequeno e acessível a todos”, é o convite da organização.

E acrescenta: “É uma experiência única, para vivenciar a Serra da Arrábida à noite, para admirar o espetáculo de luzes proporcionado pelos pirilampos na sua demanda pelo acasalamento, para escutar os sons da noite e aproveitar também para observar as estrelas. Aqui ninguém se perde, é só seguir as luzinhas”.

António, o guia, tem uma paixão pela natureza e conhece bem o percurso. Percorre a região há mais de 30 anos. Os horários diferem, conforme o dia que escolher, mas será às 21 horas ou às 22h50. Pode consultar a informação na página oficial da empresa de turismo, onde deverá preencher o formulário de participação. A hora do fim é aproximada, e pode ser alterada, conforme as necessidades do terreno e dos participantes.

A partida é feita de Azeitão, com mais pormenores a serem enviados posteriormente. O tipo de percurso é circular, com a distância de quatro quilómetros. O grau de dificuldade é considerado fácil. Deve levar calçado e roupa adequados, bem como uma lanterna vermelha. O desafio destina-se a maiores de seis anos e o custo é de 7,5€ para os adultos e 5€ para os menores de 12 anos.

A caminhada só se realiza com um mínimo de oito inscrições. Pode ocorrer o cancelamento súbito da mesma, se as condições meteorológicas e de segurança, por motivos externos à organização não estiverem reunidas. A Arrábida Walks & Crafts é uma pequena empresa fundada em 2022, no distrito de Setúbal, que desenvolve atividades na natureza e workshops artísticos.

Já que aqui está, carregue na galeria e conheça as nossas sugestões de nove trilhos que pode realizar para conhecer a Serra da Arrábida.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA