fit

Foi descoberto um super anticorpo que é eficaz contra todas as variantes da Covid-19

São boas notícias que podem ajudar no combate à pandemia — e até com outros potenciais coronavírus.
O S2H97 destacou-se.

Um novo estudo focado em anticorpos realça um anticorpo em particular, que poderá ser usado eficazmente contra o SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, e não só. Os bons indicadores realçam que pode ser também eficaz contra variantes e até outros coronavírus — possivelmente até alguns ainda por surgir.

“Analisámos um painel de diferentes anticorpos contra o SARS-CoV-2, com propriedades distintivas, incluindo seis anticorpos descritos pela primeira vez neste estudo”, adiantam no trabalho já publicado pela revista científica “Nature” no passado dia 14 de julho.

O trabalho foi desenvolvido por uma equipa de investigadores da Fred Hutchinson Cancer Research Center, centro de pesquisa especializado em doenças oncológicas, nos EUA, e dá conta desta “molécula imune recém-identificada”.

Para os investigadores, esta recente descoberta aumenta a esperança de uma vacina contra diferentes coronavírus. Para tal, analisaram diferentes anticorpos detetados em pessoas infetadas com diferentes coronavírus.

Nas conclusões feitas (que foram pré-aprovadas para publicação mas ainda serão alvo de análise de pares) sobressaiu a S2H97, que até já foi testado em animais e com resultados igualmente promissores.

A equipa de investigadores conta com dezenas de elementos, de diferentes países, e continua a levar a cabo o seu trabalho de análise. Foi uma “colaboração massiva”, destaca Tyler N. Starr, que lidera a equipa.

Além do trabalho já revelado pela “Nature”, este investigador tem dado conta no Twitter de mais alguns detalhes do trabalho da sua equipa, incluindo já pequenas atualizações que surgiram após o artigo ter sido escrito e enviado.

 

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA