fit

Fãs de waffles, descobrimos a receita mais saudável e saborosa de sempre

A nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida partilhou com a NiS uma sugestão prática para começar bem o dia.
Aspeto divinal.

Certamente já se sentiu tentado, enquanto assiste a um filme, a provar aquilo que as personagens estão a comer? É comum vermos cenas com apetitosos pequenos-almoços e, além das panquecas, há sempre waffles com um aspeto delicioso. Pois bem, não imagine mais porque encontrámos a receita ideal, que pode comer sem culpa.

O waffle é de origem belga e consiste numa massa cozinhada numa máquina, que prensa a mistura até se tornar num bolo fofinho, que pode acompanhar com frutas ou toppings. Atualmente, já podemos cozinhar estas maravilhas em casa. Basta ter a máquina e, claro, a receita como a que a nutricionista da clínica setubalense Mentes INquietas, Mafalda Rodrigues de Almeida, sugere — waffles de quark com creme de skyr e framboesa. Quem não tiver máquina de waffle, pode optar pelas panquecas seguindo o mesmo processo.

Este é daqueles pequenos-almoços que dá para toda a família. É nutritivo, saudável, fácil de fazer e pode sempre adaptar a quantidade de acordo com a sua necessidade. Além disso, todos os ingredientes são os ideais para se manter na linha. O queijo quark é um ótimo aliado no ganho de massa muscular e na perda de peso. Muito utilizado por quem faz exercício físico, é rico em proteínas e tem baixo valor calórico. No caso do skyr, é um produto proveniente da Islândia, que o fabrica desde a Idade Média. Tem um alto teor proteico e também reforça o sistema imunitário.

As framboesas dispensam apresentações, já que têm um grande poder antioxidante, são ricas em vitaminas e ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Para combinar a receita de waffle que pode preparar para começar bem o dia, beba um café ou um chá. Aproveite para ler o nosso artigo com as dicas sobre quais os passos para, no final do dia, não ter aquela sensação de fome intensa e não se esqueça que o pequeno-almoço é considerada a refeição mais importante do dia.

Esta receita, fácil de fazer, serve quatro pessoas, tem o tempo de preparação médio de dez minutos e um tempo total de 25 minutos até estar pronta para ir à mesa.

Do que precisa

— 100 gramas de flocos de aveia

— 200 gramas de queijo quark

— 2 ovos classe M/L

— Meia colher de chá de extrato de baunilha

— Meia colher de chá de fermento em pó

— 2 colheres de sopa de mel

Para o creme de skyr e framboesa

— 150 gramas de skyr natural

— Uma mão cheia de framboesas frescas

— 1 colher de chá de mel

Como se faz

Comece por misturar bem todos os ingredientes dos waffles. Triture, em seguida, num processador de alimentos ou com uma varinha mágica até obter uma mistura homogénea. Aqueça a máquina de waffles e verta a massa. Para cozinhar, deverá seguir as instruções da máquina. Quanto à preparação do creme de skyr e framboesa, desfaça as framboesas no skyr para que fique rosado. Para finalizar, decore os waffles a gosto com este creme e com frutos vermelhos e termine com um fio de mel.

Já que estamos a falar de receitas para o pequeno-almoço, carregue na galeria e fique a conhecer opções que pode fazer para prato principal e sobremesa sem engordar. Vai ficar surpreendido.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA