Já todos ouvimos alguém dizer que não é muito fã de doces. Se, para alguns, esta afirmação pode ser um pecado, para outros é natural e, quanto mais longe estiverem dos chocolates, do creme de ovo e do chantilly, melhor. A verdade é que com a quantidade de versões que existem atualmente dos alimentos, não é uma preocupação juntar o grupo de amigos e irem todos a um sítio lanchar. No caso dos crepes, por exemplo, há opções salgadas deliciosas e mega originais.
A melhor parte é que existem receitas que vão agradar os mais e aos menos gulosos. A sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida de crepes de lentilhas no forno com molho de tomate é perfeita para aqueles dias em que quer experimentar algo novo e delicioso.
Apesar de não ser das receitas menos calóricas que já comeu, tem vários ingredientes que substituem outros mais prejudiciais para a saúde. Também aconselhamos a que faça num dia em que tenha mais tempo, para preparar tudo com calma e surpreender todos lá em casa. A receita foi pensada para três crepes, mas pode adaptar conforme a necessidade.
Do que precisa
— 150 gramas de queijo vegan ralado
— 100 mililitros de polpa de tomate
— Azeite para untar
Para os crepes
— 2 ovos
— 100 mililitros de bebida de amêndoa sem açúcar
— 4 colheres de sopa de linhaça moída
— Flor de sal (q.b.)
— Uma colher de chá de alho em pó
Para o recheio
— 100 gramas de lentilhas vermelhas;
— 200 mililitros de polpa de tomate;
— 150 mililitros de água;
— Flor de sal (q.b.);
— Uma colher de chá de azeite;
— Uma cebola pequena.
Como se faz
Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Num tacho, coloque o azeite e a cebola picada finamente. Salteie até dourar. Junte a polpa de tomate, as lentilhas, a água e a flor de sal. Coza em lume brando durante dez minutos com a tampa.
Entretanto, prepare os crepes. Numa taça misture os ovos, a bebida de amêndoa e bata. Junte depois o alho em pó, a flor de sal e a linhaça, e bata bem.
Numa frigideira antiaderente coloque um fio de azeite. Aqueça e verta um pouco da massa preparada. Espalhe bem e deixe cozinhar, até as pontas começarem a soltar. Vire e cozinhe mais um minuto. Retire para um prato. Repita o processo até acabar a massa.
Unte um tabuleiro de forno com um fio de azeite. Recheie cada um dos crepes com o preparado de lentilhas. Verta mais um pouco de polpa de tomate sobre os crepes, espalhar o queijo e levar ao forno durante dez minutos para gratinar.
Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer algumas propostas de vinho tinto da Península de Setúbal que pode acompanhar com este prato.