fit

Este fim de semana há um hard trekking na Arrábida só para os mais corajosos

O percurso de 25 quilómetros que vai levá-lo ao Pico do Formosinho é este domingo, 2 de outubro.
Uma das caminhadas.

A Serra da Arrábida é das maiores preciosidades da região. Muitos são aqueles que gostam de ir passear de carro por essa estrada fora. Há também quem goste de percorrê-la a pé e fazer caminhadas de vários quilómetros. A pensar nisso, a Green Trekker organizou um hard trekking na Arrábida só para os mais experientes este domingo, 2 de outubro.

O ponto de encontro está marcado para as 8h30, em Casais da Serra — Azeitão (Restaurante Bom Petisco), para se subir ao Pico de Formosinho e passar pela Serra do Risco, dois dos mais emocionantes trilhos da Serra.

O percurso inicia-se na Aldeia dos Casais da Serra onde se irá andar alguns quilómetros num estradão passando rapidamente para um trilho muito técnico que nos leva ao Formosinho. Depois inicia-se uma descida (igualmente muito técnica ) até à baixa do Risco. No desafio há ainda a hipótese de se encontrar um trilho de pé posto com muita vegetação ou fazer o percurso junto à falésia. Por fim, é feito o regresso ao ponto de encontro por um trilho um pouco mais tranquilo.

O itinerário, de 25 quilómetros de extensão, com a duração de nove horas, tem hora prevista de fim às 18 horas. Claro que é uma hora aproximada, uma vez que pode sofrer alterações devido a várias condições. João Sá Nogueira e Miguel Vilardebó são os guias responsáveis por este trajeto. 

Deve levar água (três litros) e roupa/calçado confortável, kit de proteção individual composto por máscara e álcool gel embora a máscara não seja de uso obrigatório ao ar livre, frontal ou lanterna. É obrigatório o uso de botas de caminhada e bastões. A roupa deve ser resistente devido à vegetação muito densa. Não deve, nunca, levar calções. 

A organização Green Trekker como empresa Safe & Clean segue as diretrizes do governo e recomendações da OMS e DGS no que diz respeito ao uso de equipamento de proteção individual e de distanciamento físico. Assim, nesta atividade que tem lugar num espaço exterior, o uso de equipamento de protecção individual como a máscara não é obrigatório. Contudo será opção do participante usar ou não. Em contrapartida, a regra de distanciamento físico de dois metros lado a lado e quatro metros em fila é obrigatória e deve ser cumprida durante o trajeto.

Quem estiver infetado ou com sintomas de Covid-19 não pode participar na atividade. O preço é de 20€ por pessoa e pode fazer a inscrição no site da Green Trekker. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA