fit

Este é o snack energético perfeito para comer antes de ir treinar

A sugestão é da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida. É a solução perfeita para quando precisa de um boost de energia.
Pode fazer para comer logo ou congelar.

Com o aproximar do verão — e até logo durante a primavera — chega a vontade de ir ao ginásio e de ficar em forma para vestir o biquíni ou os calções de banho e dar mergulhos na praia. O inverno pede mantas e filmes, mas o aumento das temperaturas instiga a vestir o seu equipamento e ir treinar. Uma das grandes preocupações para quem frequenta o ginásio está na alimentação. A nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida tem a receita perfeita para quem precisa de um boost de energia e, além de saudáveis, as bolinhas energéticas de cacau e amendoim são deliciosas.

A verdade é que nem precisa de ser apenas no cenário do ginásio. Até nas tarefas diárias, que chegam a ser esgotantes, é necessário um extra para aguentar até ao final. Neste caso, a solução é fácil de fazer, de guardar e de transportar. Um dos protagonistas desta receita é o cacau, a principal matéria-prima do chocolate, a que poucos resistem. Estas bolinhas energéticas podem ser também congeladas para poupar tempo na confeção — pode fazer em maior quantidade e guardar. Pode ainda colocar na marmita dos miúdos, eles adoram. A receita dá para cerca de 25 bolinhas.

Do que precisa

— 300 gramas de tâmaras sem caroço

— 300 gramas de avelãs torradas (se comprar naturais, coloque no forno uns cinco minutos no forno, a 180 graus, com aquecimento superior)

— 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim

— 3 colheres de sopa de cacau em pó

Como se faz

Num processador triture as tâmaras e as avelãs até formar uma pasta. Junte depois a manteiga de amendoim e o cacau em pó e triture novamente. Caso seja necessário, junte um pouco de água, para que fique com uma textura bem cremosa. Forme bolinhas e coloque numa caixa no frigorífico. Como vê, não é nada que lhe tome muito tempo e pode fazer a quantidade que achar necessária. Leve consigo para os snacks no trabalho, meta na mochila dos miúdos para eles comerem na escola ou então fica a sugestão de um boost energético para comer antes ou durante o seu treino. 

Por vezes, há a ideia de que comer bem significa ter que digerir comida “sem graça” ou que é necessário comprar produtos caros — desengane-se, são mitos. Há atualmente no mercado imensas opções que lhe permitem comer de um modo saudável, com produtos que, quando bem escolhidos e colocados na receita certa, são baratos e nutritivos. É tudo uma questão de pesquisa, de informação e de partilha, como a que deixamos aqui. 

Com o tópico do ginásio, além da alimentação, também gostamos de escolher os melhores outfits. Por isso, percorra a galeria e veja algumas opções da coleção desportiva da Calzedonia. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA