fit

Esta receita de bolonhesa de lentilhas com espiralizado de cenoura é rápida, fit e vegan

A sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida é uma alternativa saudável ao tradicional prato que todos amamos.
É uma alternativa saudável.

Quantas vezes estamos a cozinhar, e, por breves segundos, sentimos necessidade de alterar aquela receita tradicional que nunca falha, mas que já fizemos um milhão de vezes? É o caso do famoso “esparguete à bolonhesa”, mas possivelmente nem damos conta do crime que cometemos perante a cozinha italiana.

O à bolonhesa, original de Bolonha, como o nome indica, é feito com carne bovina moída, cenoura, cebola, aipo e uma pequena quantidade de tomate ou concentrado. O prato deveria ser feito com tagliatelle, embora nos seus primórdios, no Império Romano, tenha sido concebido para se comer sem acompanhamento, e mais tarde, com pão. O assunto da receita é tão sério que esta até se encontra documentada na Câmara de Comércio de Bolonha.

A primeira versão foi registada em 1982, a fim de salvaguardar a tradição. Nesta, o molho deveria ainda ser confecionado com cartella, o diafragma bovino. Por ser uma parte do animal tão rara, a Accademia Italiana della Cucina desenvolveu uma detalhada pesquisa que permitiu flexibilizar as regras rigorosas dos cozinheiros tradicionais da Bolonha.

A verdade é que é, numa versão mais ou menos moderna, é uma delícia — quando bem feita, claro — só que, neste caso, trazemos a sugestão da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida: é saudável e tem menos calorias, além de ser considerado um prato vegan. Estamos a falar de bolonhesa de lentilhas com espiralizado de cenoura. E não torça o nariz sem provar porque vai arrepender-se.

“Esta bolonhesa é mais uma daquelas receitas de tacho que nos enchem a alma e nos aconchegam. É claro que pode acompanhar com massa integral, mas a minha ideia com este espiralizado foi mostrar-vos que o acompanhamento pode ser leve e pouco calórico e ainda assim saboroso e saciante. Por isso, desta vez, o esparguete não tem nada a ver com massa”, explica a nutricionista.

A receita foi pensada para quatro pessoas, mas pode sempre adaptar conforme a necessidade.

Do que precisa

— 3 dentes de alho

— 1 cebola pequena

— 150 gramas de cogumelos frescos

— 120 gramas de abóbora (usei abóbora manteiga)

— 250 gramas de lentilhas secas tricolor

— 100 gramas de molho de tomate

— 1 colher de chá de oregãos secos

— 1 colher de chá de tomilho seco

— 4 cenouras

— Sal

— Azeite

Como se faz

Descasque, pique e salteie o alho e cebola num fio de azeite. Corte, em seguida, a abóbora e os cogumelos em cubos muito pequeninos e adicione ao salteado. Deixe cozinhar durante cerca de dez minutos. Junte as lentilhas, o molho de tomate, sal, orégãos e o tomilho. Adicione água e cozinhe durante aproximadamente 20 minutos. Para finalizar, deve espiralizar a cenoura e servir a bolonhesa por cima da mesma. Também fica delicioso com esparguete de curgete.

Em seguida, carregue na galeria para conhecer algumas receitas de sobremesa que pode fazer para acompanhar.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA