Esqueça a (aborrecida) salada de alface. Esta mistura de sabores vai mudar a sua vida

A sugestão é da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida e pode mesmo ser o que precisa quando lhe apetece uma refeição leve.
Tem bom aspeto.

Cor e sabor: são estes os principais adjetivos para caracterizar a receita da salada que a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida da clínica setubalense MentesINquietas deixa como sugestão. Quase todos os pratos ganham uma nova vida quando juntamos vegetais e comemos a bela e tão saudável salada, mas a verdade é que também existem dias em que apenas apetece comer essa sugestão como refeição principal.

Às vezes falta criatividade e há até um certo receio em arriscar misturar sabores que podem não conjugar tão bem na prática como na teoria. Esta é uma salada panzanella com croutons crocantes — vamos admitir que qualquer prato que leve crutons fica automaticamente mais apetecível e é quase impossível não gostar destes pequenos pedaços de pão torrado.

Estamos a falar de uma receita que junta as especiarias, os vegetais, lacticínios e fruta, além de um bocadinho de gordura (saudável) e doce — tudo isto, equacionado e medido para que faça parte de uma dieta equilibrada. Um dos ingredientes é, por exemplo, o tomate cherry, que é rico em vitamina C e muito nutritivo, além de proteger o coração, fortalecer os ossos e prevenir o cancro. O doce presente neste prato vem do mel, que é, claro, calórico e por isso deve ser consumido com moderação, mas quando isso acontece é um ótimo aliado do sistema imunológico, melhora o colesterol e ajuda a diminuir os triglicerídeos e, como sabemos, alivia a tosse e dor de garganta.

Esta receita foi pensada para quatro pessoas, tem um grau de dificuldade fácil na sua execução e leva, aproximadamente, 40 minutos a preparar. Se quiser marcar uma consulta com a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida pode fazê-lo através do email mafalda.almeida@nullmentesinquietas.pt.

Do que precisa

— Meio pão de centeio (com formato e tamanho de pão rico)

— Azeite, q.b.

— Sal e pimenta, q.b.

— 1 colher de chá de alho em pó

— Orégãos, q.b.

— 60 mililitros de azeite

— 2 colheres de chá de mel

— 1 colher de chá de alho em pó

— Meia cebola roxa laminada

— 1 chávena de tomate cereja em metades

— 1 chávena de morangos em pedaços

— 1 queijo mozzarella de búfala

— Manjericão fresco picado, q.b.

Como se faz

Primeiro, é tempo de preparar os croutons: fatie o pão e corte em cubos. Disponha num tabuleiro de ir ao forno e regue com um fio de azeite, tempere com sal, pimenta, uma colher de alho em pó e orégãos. Depois, envolva bem e leve ao forno a 175 graus, cerca de 12 minutos. Prepare o molho vinagrete, misturando o azeite com o mel, alho em pó, sal e pimenta. Adicione em seguida a cebola roxa laminada, os tomates cereja, os morangos e os croutons. Envolva tudo muito bem e junte ainda o queijo mozzarella de búfala e o manjericão fresco picado. Depois de tudo isto, é provar e desfrutar.

Já que aqui está, fique a conhecer também várias opções de sobremesas saudáveis que pode fazer para acompanhar a refeição.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA