fit

Outubro é mês de caminhar (em pequenos grupos) pela prevenção do cancro da mama

O apelo é da Liga Portuguesa Contra o Cancro para assinalar a campanha mundial do Outubro Rosa.
Todos podem participar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o cancro da mama, lidera a lista das doenças oncológicas mais diagnosticadas em todo o mundo. Os diagnósticos de cancro quase duplicaram nas duas últimas décadas, de cerca de dez milhões de casos em 2000 para 19,3 milhões em 2020. As previsões indicam ainda que, em 2040, os novos casos de cancro serão 50 por cento superiores aos atuais e que, provavelmente, uma em cada cinco pessoas terá algum tipo de cancro durante a vida.

O mês de outubro é dedicado à prevenção do cancro da mama em todo o mundo. Por isso, a campanha internacional Outubro Rosa chama a atenção para o diagnóstico precoce da doença, através de ações de sensibilização, rastreios, caminhadas e corridas solidárias.

Tal como no ano passado, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, convida a população a caminhar em grupos da mesma família ou co-habitantes com uma camisola alusiva à iniciativa. Depois, a ideia é tirar uma selfie e partilhe nas redes sociais, com as hashtags #GASET, #outubrorosa e #ligacontraocancro.

A T-shirt custa 5€ e serve como donativo para ajudar a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Pode comprá-la na sede do Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na Rua Gama Braga. Para saber mas informações sobre o levantamento das T-shirts, pode enviar um email para grupoapoiosetubal@nullligacontraocancro.pt ou ligar para os números de telefone 300 506 105 ou 912 005 109.

Além da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Câmara Municipal de Setúbal vai associar-se à causa, com algumas iniciativas na cidade. Para assinalar o mês da prevenção do cancro da mama, a Rotunda dos Peixes, formada pelas interseções das avenidas 22 de Dezembro, Mariano de Carvalho e Rua Jorge de Sousa, nas imediações da estação dos correios, recebe uma iluminação decorativa rosa.

Outra das ações dinamizadas em Setúbal, no âmbito desta campanha de sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, envolve os comerciantes da Baixa, que são desafiados a decorar as montras das respetivas lojas em tons de rosa ao longo do mês de outubro.

O Outubro Rosa conta ainda com um outro evento, o Dia das Sopas, agendado para 30 de outubro sábado, no pátio exterior da Casa da Baía, um concurso gastronómico que procura sensibilizar para a importância da alimentação saudável e que inclui uma exposição de painéis de pinturas alusivos à prevenção do cancro da mama e à alimentação.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA