fit

Descobrimos a melhor receita de bacalhau sem natas — é saboroso e mais saudável

A proposta da nutricionista Ágata Roquette não inclui o ingrediente mais calórico da preparação original, mas é deliciosa.
Perfeita para refeições em grupo.

Em Portugal, há uma grande variedade de receitas de bacalhau, que é um dos peixes mais apreciados pelos portugueses e é presença frequente nas mesas nacionais. No entanto, as formas mais tradicionais de cozinhar este peixe branco, de baixo teor calórico, nem sempre são as mais indicadas para uma dieta saudável. Ingredientes como batatas fritas, natas ou molho béchamel são comuns em muitas receitas — o que as torna muito calóricas e gordurosas. Mas não precisa de ser assim.

Atualmente, já existem inúmeras sugestões para quem não quer abdicar de consumir este pescado — que é bastante saudável. Neste caso, trata-se de uma criação apresentada pela nutricionista Ágata Roquette no seu livro “As Regras de Ouro”.

Este bacalhau com natas light não contém gorduras supérfluas, sendo ideal para quem pretende manter-se atento às calorias, mas sem prescindir de um dos seus pratos favoritos.

Do que precisa:

— 2 postas de bacalhau desfiado
— azeite
— 2 cebolas
— 3 dentes de alho
— 300 ml de creme vegetal de soja
— 3 colheres de sopa de farelo de trigo ou aveia
— salsa
— sal
— noz-moscada
— pimenta
— legumes cozidos (cogumelos, curgete aos cubos, entre outros)

Como se faz:

Numa frigideira ou tacho antiaderente, coloque um fio de azeite e adicione a cebola e o alho, deixando lourar. Acrescente as lascas de bacalhau e deixe refogar um pouco. A seguir, junte a salsa, a pimenta, a noz-moscada e os legumes escorridos, previamente cozidos em água e sal.

Adicione o creme vegetal de soja deixando cozinhar mais um pouco e retifique os temperos, se achar necessário. Por fim, verta para um tabuleiro e polvilhe com farelo de trigo moído, levando ao forno pré-aquecido a gratinar por 20 a 30 minutos.

Carregue na galeria para conhecer mais receitas saudáveis e rápidas de preparar.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA