fit

Covid-19: o centro de Setúbal já começou a administrar a terceira dose da vacina

A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e a vacina gratuita da gripe são para pessoas com 65 ou mais anos.
o centro fica no Cais 3 do Porto de Setúbal.

O Centro de Vacinação de Setúbal Covid-19, a funcionar no Cais 3 do Porto de Setúbal, já iniciou o processo de inoculação da terceira dose da vacina contra o novo coronavírus e a campanha de vacinação gratuita contra a gripe.

A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e a vacina gratuita da gripe são administradas a pessoas com 65 ou mais anos, com prioridade para os utentes com idade igual ou superior a 80 anos, contactados por chamada telefónica ou SMS para agendamento da toma.

Para facilitar o acesso, no exterior do centro de vacinação, foi criado um corredor de espera específico para a vacinação da gripe, a juntar aos já existentes para a Covid-19. Este corredor está identificado e com sinalética de segurança, que deve ser respeitada pelos utentes enquanto aguardam a chamada dos profissionais de saúde.

A par deste processo, as equipas de enfermeiros do ACES Arrábida – Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, já estão a administrar a terceira dose da vacina Covid-19, bem como a vacina da gripe, a utentes em lares.

Também já começaram a ser inoculados no domicílio os idosos, com idade igual ou superior a 80 anos, que não possam deslocar-se por motivo de doença ou que se encontrem em situação de mobilidade reduzida e os imunossuprimidos, independentemente da idade.

Este centro de vacinação resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e o ACES Arrábida – Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida. Em funcionamento desde o dia 1 de março, no Centro de Vacinação de Setúbal Covid-19 foram já administradas, de acordo com dados recolhidos até ao dia 18 de julho, um total de 97.091 vacinas, sendo que 59.451 correspondem à primeira dose e 37.640, à segunda toma.

Em Setúbal, também já é possível fazer testes gratuitos à Covid-19 em três farmácias da cidade: Viso, Farinha Pascoal e Cunha Pinheiro.

Este serviço está disponível para munícipes maiores de 12 anos sem o esquema vacinal completo, bem como para os que não têm certificado que ateste recuperação há mais de 11 dias e menos de 180. Cada utente nestas condições pode fazer um máximo de quatro testes comparticipados por mês.

O resultado obtido no teste rápido de antigénio é comunicado ao utente, que tem de assinar previamente um compromisso de honra no qual declara cumprir todos os requisitos. No caso de o resultado do teste ser negativo, os utentes podem pedir depois, no portal ou na aplicação SNS 24, a emissão do Certificado Digital Covid da União Europeia.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA