fit

Chegou a lista negra do verão: estes são os gelados mais calóricos da Olá

Entre novidades e clássicos, a NiT quis saber quais é que podemos comer sem problema — e que bombas calóricas devemos evitar.
Saiba quais são as propostas mais amigas da dieta.

A Olá chegou a Portugal em 1959 e até hoje faz parte do verão de quase todos os portugueses. Uns cresceram de Cornetto na mão, outros não largavam o Epá, mas ao longo dos últimos anos, muitas novidades têm preenchido o famoso cartaz.

Se o pré-verão é tempo de afinar treinos para chegar à praia em forma, os dias quentes de férias são, por norma, de desgraça calórica. E é preciso ter cuidado, porque algumas das propostas são verdadeiras bombas.

Como contribuição para essa luta, a NiT pediu à nutricionista Lia Faria para analisar a oferta disponível para este verão e criar um ranking com as opções menos e mais calóricas da marca. A pior opção deste ano mantem-se a mesma em relação a 2022, com 352 calorias, 21 gramas de gordura e 29 de açúcares. Tendo em conta que uma refeição deve ter, em média, 400 calorias (dose recomendada diária), só no gelado já teria ingerido praticamente o valor total. Mas não se preocupe, este valor não é igual em todas as sugestões: a menos calórica tem apenas 62 calorias.

Algumas das novidades, como o Cornetto de brigadeiro e os Magnum Euphoria — com recheio de limão e framboesa e cobertura de chocolate branco com pedaços de framboesas crocantes — e o Wonder — feito de nata e toffee, com cobertura de chocolate e caramelo e pedaços de amêndoas caramelizadas — fazem parte da lista dos piores.

“Bem sabemos que existem imensas opções e o difícil é escolher qual comer. De uma forma geral, claro que as opções menos calóricas, mais à base de gelo e fruta, são mais interessantes, mas isso não quer dizer que não haja lugar para alternativas mais gulosas. É tudo uma questão de equilíbrio e frequência”, refere Lia Faria.

“Se durante o verão apenas comemos duas ou três vezes um gelado, não nos devemos preocupar necessariamente com as calorias e devemos escolher aquele que mais gostamos. Se por outro lado, temos o hábito de comer um gelado duas ou três vezes por semana, faz sentido darmos prioridade às opções mais saudáveis.”

Carregue na galeria para saber qual é a ordem dos gelados da Olá de 2024, do que tem menos calorias até ao que tem mais.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA