É inegável que o Natal é uma época marcada por excessos, até para aqueles que normalmente seguem uma alimentação regrada como se fosse uma religião. Chegada a hora de redimir os pecados, o desafio é voltar à rotina de uma alimentação saudável e do exercício físico.
Para ajudar a regressar aos bons hábitos, Setúbal recebe a 5 de janeiro a “Caminhada dos Reis”. A atividade, organizada pela Associação de Atletismo Lebres do Sado, tem início às oito horas, na Aldeia Grande. Apesar de testar a resistência dos participantes, a caminhada está aberta a todos, independentemente do nível de experiência. A partida será junto à Sede da Associação de Moradores da Aldeia Grande (AMAG) e a chegada está prevista para as 13h30.
O percurso tem uma extensão de 25 quilómetros, passando “maioritariamente por estrada, estradões e caminhos rurais”. O ritmo será lento, para garantir que a caminhada seja “acessível a todos”, com guias da organização a liderar o grupo, que não podem ser ultrapassados. Antes da partida, todos os participantes recebem chá e bolo-rei, além de apoio durante o percurso.
Podem participar pessoas com mais de 16 anos, mas não é permitida a presença de ciclistas ou animais. A organização reforça que “os participantes devem estar conscientes das distâncias e das dificuldades específicas da caminhada”, assegurando que estão em boas condições físicas para completar o trajeto.
A inscrição tem um custo de 10€ por pessoa e deve ser feita até 31 de dezembro, ou até esgotarem as 150 vagas disponíveis. Cada participante tem direito a “lembranças e uma T-shirt”. É recomendável levar calçado e roupa adequados às condições do terreno.
Para se inscrever, envie um email para lebresdosado.inscricoes@nullgmail.com, incluindo “nome, localidade, data de nascimento, número do cartão de cidadão e telemóvel”. A inscrição será validada após envio do comprovativo de pagamento, que deve ser efetuado para o NIB 0035 0752 0000 5276 9309 6 ou IBAN PT50 0035 0752 0000 5276 9309 6.
O regulamento completo pode ser consultado no site oficial da associação.
Já que estamos a falar da Arrábida, carregue na galeria para conhecer nove trilhos incríveis para explorar a região.